“Com a divisão do Império Romano, a história do cristianismo também foi influenciada, pois, enquanto a metade ocidental do Império lutava para manter-se erguida diante do ataque das tribos bárbaras, a partir do século IV, a metade oriental expandia-se e fortalecia seu domínio sobre outras regiões, promovendo, consequentemente, o crescimento e a expansão do cristianismo”.
PEREIRA, Luciene Maria Pires. História Medieval. Maringá: Unicesumar, 2016, p. 65.
Com relação às diferenças nas práticas do cristianismo, após a divisão do Império Romano, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Embora houvesse uma divisão territorial, no que diz respeito ao cristianismo e às práticas e costumes da Igreja Católica, não houve modificações significativas.
As práticas da igreja cristã no Oriente tinham certas particularidades consequentes, sobretudo, das características do modelo político-administrativo do governo imperial do Oriente.
As diferenças entre as civilizações que compunham as duas metades do Império, tanto no aspecto político quanto no aspecto social e cultural, contribuíram para o fortalecimento do cristianismo e o diálogo entre Ocidente e Oriente.
O contato com as tribos bárbaras possibilitou a modificação de alguns conceitos do cristianismo, fato importante para a aproximação entre as duas culturas.
Assim como ocorreu no Ocidente, a Igreja do Oriente foi influenciada pelo contato com as tribos bárbaras, incluindo alguns de seus princípios à tradição cristã.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa 4:
As práticas da igreja cristã no Oriente tinham certas particularidades consequentes, sobretudo, das características do modelo político-administrativo do governo imperial do Oriente.
Explicação:
A resposta pode ser encontrada no livro-texto, página 69, primeiro parágrafo.
Perguntas interessantes