Com a criação da lei 10.639/03, o currículo da Educação Básica passou a conter a temática africana e afrobrasileira como conteúdo obrigatório, que deverá ser ministrada em todas as disciplinas, em especial as de História brasileira, Literatura e Artes. Nesse contexto, os educadores são desafiados a produzir uma nova educação, voltada ao combate do racismo e a valorização da cultura afro. Os pesquisadores Daniela Alfaia da Cunha e Cláudio Lopes de Freitas produziram a cartilha “Jogos Infantis Africanos e Afro-brasileiros” (Links to an external site.)Links to an external site. para que pais e educadores aumentem seu repertório de brincadeiras que são fundamentais para a compressão da cultura nacional.
Texto 2:
Jogo Terra-mar (Moçambique): Uma longa reta deve ser riscada no chão. De um lado se escreve “terra” do outro “mar”. No início todas as crianças podem ficar do lado da terra. Ao ouvirem “mar!”, todas devem pular para o lado do mar. Ao ouvirem “terra!”, pulam para o lado da terra. Quem pular para o lado errado sai. O último a permanecer sem errar, vence.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I- A cultura dos africanos escravizados compõe a cultura nacional brasileira.
II- É importante, mas não é obrigatório, que os professores ofereçam aulas que abordem a cultura africana.
III. Os trabalhos com relações étnico-raciais na escola podem ter em seus conteúdos as brincadeiras e jogos tradicionais africanos.
Após analisar, é correto o que consta em:
I e III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
I e III
Explicação:
O Brasil é composto pela cultura de muitas partes do mundo, entre elas a cultura do continente africano. Ao utilizar jogos e brincadeiras dessa cultura, o professor a está valorizando e proporcionando acesso ao conteúdo importante para a constituição do cidadão.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás