“Colonizar é relacionar-se com os países novos para tirar benefícios dos recursos de qualquer natureza desses países, aproveitá-los no interesse nacional e, ao mesmo tempo, levar às populações primitivas, que delas se encontram privadas, as vantagens da cultura intelectual, social, científica, moral, artística, literária, comercial e industrial, apanágio das raças superiores. A colonização é, pois, um estabelecimento fundado em um país novo por uma raça de civilização avançada, para realizar o duplo fim que acabamos de indicar”. (MÉRINHAC, Précis de legislation et d’economie coloniates. Paris, 1912, citado em LINHARES, Maria Yedda. A luta contra a metrópole (Ásia e África: 1945 – 1975). 4. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. P. 35-36)
Há nesse texto acima uma clara referência à ideia de hierarquia racial, como se existissem sociedades cuja moral, cultura e costumes se dividisse entre desenvolvidas e atrasadas. Sendo assim, responda:
a) Quem seria essa raça avançada e quem seria a atrasada, no século XIX? Por quê?
b) Você concorda com a análise do autor sobre os “benefícios” da colonização? Explique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
a) a raça avançada eram os europeus e a raça atrasada os povos nativos africanos, asiáticos e da Oceania
b) Não concordamos, porque a colonização foi a imposição de uma cultura considerada superior e negação de uma civilização considerada inferior, com o uso de trabalho forçado das raças inferiores e exploração dos recursos naturais das colônias
Explicação:
Perguntas interessantes