Português, perguntado por saberes14, 6 meses atrás

(CMRJ-adaptada) —

A oposição passado/presente é essencial na aquisição da consciência do tempo. Não é um dado natural, mas sim uma construção. Com efeito, o interesse do passado está em esclarecer o presente. O processo da memória no homem faz intervir não só na ordenação de vestígios, mas também na releitura desses vestígios.

Jacques Le Goff

Colecionar fotos é colecionar o mundo. As fotos são, de fato, experiência capturada, e a câmera é o braço ideal da consciência, em sua disposição aquisitiva. Imagens fotografadas não parecem manifestações a respeito do mundo, mas sim pedaços dele, miniaturas da realidade que qualquer um pode fazer ou adquirir.

Fotos, que enfeixam o mundo, parecem solicitar que as enfeixemos também. São afixadas em álbuns, emolduradas e expostas em mesas, pregadas em paredes, projetadas como diapositivos. Por meio de fotos, cada família constrói uma crônica visual de si mesma — um conjunto portátil de imagens que dá testemunho de sua coesão. Um álbum de fotos de família é, em geral, um álbum sobre a família ampliada — e, muitas vezes, o que dela resta.

Assim como as fotos dão às pessoas a posse imaginária de um passado irreal, também as ajudam a tomar posse de um espaço em que se acham inseguras.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 14-5 e 19. Adaptado.

Vocabulário:
diapositivo: imagem positiva, estática e translúcida, de modo geral em película, e que se pode projetar; imagem fotográfica.
enfeixar: amarrar ou prender em feixe; colocar junto; ajuntar; reunir.

Assim como as fotos dão às pessoas a posse imaginária de um passado irreal, também as ajudam a tomar posse de um espaço em que se acham inseguras.

Nessa passagem, o trecho sublinhado apresenta o valor de

A
conclusão.

B
concessão.

C
explicação.

D
alternância.

E
comparação.

Soluções para a tarefa

Respondido por eestudante1000
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Resposta:

Resposta E

Explicação:

A expressão “Assim como” possui valor comparativo, indicando que há uma aproximação entre o fato de as fotos darem às pessoas a pose imaginária de um passado irreal e o fato de as fotos as ajudarem a tomar posse de um espaço em que se acham inseguras.

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