Química, perguntado por rebecamedeiros1, 1 ano atrás

Descreva os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr
. Mencione os porquês da insuficiência de cada modelo e dos posteriores se mostrarem mais satisfatórios. Ilustre cada um desses modelos atômicos. (Urgente me ajudem prfvvvv)))

Soluções para a tarefa

Respondido por brunasilvanomoura
111
Segundo Dalton, o átomo era uma esfera maciça, indivisível e indestrutível. Sua proposta fazia analogia a uma bola de bilhar. Além disso, os átomos, para Dalton, não possuíam carga e só se diferenciavam pelas propriedades, massa e tamanho.

Joseph John Thomson descobriu que a matéria era composta por partículas negativas. Criou-se a ideia de que o átomo era uma esfera de carga positiva recheada de pequenas cargas negativas. Essa teoria é conhecida como pudim de passas.  Ela diz que “o átomo é constituído por uma partícula esférica de carga positiva, não maciça, incrustada de elétrons, de modo que sua carga elétrica total é nula”.

Ernest Rutherford criou um modelo onde o átomo possui um núcleo pequeno e pesado onde ficam os prótons e nêutrons. Já os elétrons eram distribuídos na eletrosfera e giravam em torno do núcleo. Esse modelo ficou conhecido como sistema solar.
De acordo com esse pesquisador, “o átomo é descontínuo e é formado por duas regiões: o núcleo e a eletrosfera. O núcleo é denso e tem carga positiva, ou seja, é constituído de prótons. A eletrosfera é uma grande região vazia onde os elétrons giram ao redor do núcleo”.

Procurando aprimorar o modelo de Rutherford, o cientista Niels Bohr propôs um modelo novo do átomo, no qual os elétrons circulam por órbitas específicas de acordo com sua energia. Assim, entendeu-se que a eletrosfera descoberta anteriormente era dividida em regiões definidas por camadas ou níveis.
Este modelo atômico ficou conhecido como “modelo de Rutherford-Bohr e seu postulado diz que “os elétrons movem-se em órbitas circulares e cada órbita apresenta uma energia bem definida e constante para cada elétron de um átomo”.
Anexos:
Respondido por arielcrvlh
4

O modelo atômico de Dalton apresentava o átomo como esférico, maciço e indivisível. Não trabalhava o conceito de cargas elétricas.

O modelo atômico de Thomson apresentava um átomo esférico com cargas negativas incrustadas em si. Portanto, não trabalhava os conceitos de nêutrons e nem o de eletrosfera.

O modelo de Rutherford, por sua vez, trazia um átomo com um núcleo formado por prótons e nêutrons, considerando que os elétrons orbitam por elipses periféricas, que juntas formam a eletrosfera. Aqui, não eram considerados os níveis de energia.

O modelo de Bohr é muito semelhante ao de Rutherford, mas já leva em consideração os níveis de energia. Apesar disso, não trabalha partículas subatômicas que hoje já são conhecidas, como os quarks.

Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/38728038

Anexos:
Perguntas interessantes