Biologia, perguntado por ellencarvalho316, 1 ano atrás

CLIQUEEEE AQUII, POR FAVOR

1- O Tipo de reprodução assexuada pode ocorrer de
diversas maneiras dentre elas por divisão binária, esporuração, brotamento, fragmentação e partenogênese.
explique cada uma delas e dê um exemplo.

2- Explique o que ocorre na meiose . Faça um esquema para explicar.​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelneto35
4

Resposta:

1- Divisão binária (bipartição ou cissiparidade) → processo em que uma célula se divide em duas, por mitose. Comumente observado em seres unicelulares: bactérias, protozoários, algas e fungos.

Esporulação → reprodução por meio de esporos, célula especializada que é liberada, e um novo indivíduo se desenvolve quando as condições ambientais são favoráveis. Exemplos: briófitas e fungos.

Brotamento → formação de um broto que se desprende do organismo genitor, desenvolvendo independentemente. Tipo de reprodução de alguns animais invertebrados, plantas e determinados fungos.

Fragmentação → fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo. Tipo de reprodução evidente em vegetais e planárias (platelmintos).

Partenogênese → desenvolvimento de um organismo a partir de gametas (óvulos) não fecundados. EX: Alguns tipos de vermes, de insetos e uns poucos animais vertebrados, como certas espécies de peixes, de anfíbios, e de répteis, se reproduzem por partenogênese.

Explicação:

2- A meiose é um processo de divisão celular caracterizado pela formação de quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. Podemos concluir, então, que a carga cromossomial reduz-se de 2n para n.

Podemos dividir a meiose em duas etapas: divisão I e divisão II. Cada uma das duas etapas é dividida em quatro fases. Na meiose I, temos a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Já na meiose II, temos a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

Meiose I

A meiose I divide-se em prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Veja o que acontece em cada uma das fases:

Prófase I: ocorre a condensação dos cromossomos; o desaparecimento da carioteca; o desaparecimento do nucléolo e a duplicação dos centríolos para os polos da célula. Além disso, é aqui que ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos (crossing-over). Por ser uma fase bastante extensa, ela foi subdividida em 5 etapas: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacenese.

Metáfase I: ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos na região equatorial da célula.

Anáfase I: as fibras do fuso sofrem um encurtamento e os cromossomos homólogos são separados para os polos das células.

Telófase I: ocorre a divisão do citoplasma (citocinese), como resultado são originadas duas células haploides. Em algumas espécies os cromossomos podem voltar ao formato filamentosos e ocorrer novamente o reaparecimento do núcleo e da carioteca;

Recapitulando: Durante a meiose I, uma célula diploide divide-se em duas células-filhas haploides. Em alguns casos desse processos, partes das cromátides-irmãs dos cromossomos homólogos se quebram, ligando-se na mesma posição na outra cromátide. Esse processo é conhecido como crossing-over.

Meiose II

A meiose II  também acontece em 4 fases: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II. Confira os principais eventos de cada uma delas:

Prófase II: Cada célula-filha inicia a formação de fusos; os centríolos se duplicam e se dirigem para os polos e os cromossomos se movimentam para a região equatorial.

Metáfase II: os cromossomos voltam ao polo equatorial, com as cromátides ainda unidades pelo centrômero, que se liga às fibras do fuso.

Anáfase II: separam-se as cromátides-irmãs, que são puxadas pelas fibras do fuso em direção a polos opostos.

Telófase II: reaparece a carioteca, o nucléolo é reorganizado e o citoplasma se divide novamente, agora, dando origem a 4 células-filhas haploides.

Resumindo tudo: a meiose II é bem parecida com a mitose! Aqui ocorre a duplicação e separação do material genético. Através das fibras do fuso, acontece a separação das cromátides-irmãs, que são puxadas a polos opostos da célula. Em conclusão, com a divisão do citoplasma, completa-se a meiose, com o saldo final de 4 células haploides.

Anexos:

ellencarvalho316: obrigada moço
rafaelneto35: De nada!
Perguntas interessantes