Clima de monção da Ásia.
Soluções para a tarefa
O clima de monções é um tipo de clima tropical que se manifesta de maneira mais visível nas regiões do sul e do sudeste asiático, que também são conhecidas como Ásia das Monções. A principal característica dessa composição climática é a sua variação em duas fases bem definidas, uma com um inverno extremamente seco e outra com um verão muito chuvoso.
Para entender a causa das monções, é preciso compreender algumas propriedades atmosféricas principais:
a) o ar tende a se deslocar das áreas de maior pressão atmosférica para as áreas de menor pressão;
b) a água, em razão de seu calor específico, leva mais tempo para se aquecer ou se resfriar do que as superfícies continentais;
c) o ar quente é menos denso e sobe, ao passo que o ar frio é mais denso e desce. Essa diferença gera a movimentação atmosférica e, muitas vezes, o deslocamento das massas de ar.
Durante o período mais frio do inverno, o ar mais denso acumula-se sobre a superfície continental da região asiática e forma uma zona de alta pressão. Assim, o ar tende a se deslocar para as regiões oceânicas, que, nesse momento, estão mais quentes, levando consigo toda a umidade do ar e nuvens de chuva. Por esse motivo, estabelece-se um longo período de seca, que é conhecido como monções continentais.
Já durante o verão, com o aumento intensivo das temperaturas, a relação inverte-se. A pressão atmosférica fica maior nas áreas oceânicas, que passam a apresentar, em média, 20ºC a menos de temperatura em relação às áreas continentais. Com isso, forma-se um grande fluxo de ar para as áreas povoadas e um grande volume de umidade e, portanto, de chuvas que passam a assolar a região, caracterizando, assim, as monções marítimas.