) Clifford Geertz (1989), em seu "O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem", aponta a dificuldade de se estabelecer uma definição universal da relação entre homem/natureza. Considere as afirmações abaixo sobre a abordagem de Geertz: I – Para Geertz, é extremamente difícil diferenciar aquilo que é natural, universal e constante no homem daquilo que é convencional, local e variável. II – Para Geertz, o homem é um ser que evoluiu biologicamente por força da própria natureza, sem nenhuma influência da cultura. III – Para Geertz, o homem é um ser pré-definido biologicamente, sendo a definição do que é o ser humano a mesma em qualquer cultura. Assinale a resposta correta: Alternativas: a) Estão corretas somente as afirmações I e II. b) Estão corretas somente as afirmações I e III. c) Estão corretas somente as afirmações II e III. d) Somente a afirmação I está correta. e) Somente a afirmação II está correta. 2) Umas das autoras brasileiras que se preocupou com a análise dos rituais é Mariza Peirano. Segundo ela, o conceito de ritual deve se fundamentar em alguns termos. Analise as afirmações abaixo sobre a reflexão da autora sobre os rituais. I - Para Peirano, a definição do que é um ritual deve ser situacional e contextual, e sua compreensão deve ser sempre etnográfica, assim, devemos atentar para as definições nativas acerca dos eventos. II – Para Peirano, ao analisarmos os rituais, devemos atentar que a questão é menos a natureza dos eventos e mais a sua forma, se existe um certo grau de convencionalidade, de redundância, que combinem palavras e gestões etc. III – Para Peirano, rituais só acontecem, no caso do Brasil, nas sociedades indígenas, já que a autora considera que só existem rituais em sociedades tradicionais. Assinale a resposta correta: Alternativas: a) Estão corretas as afirmações I e II. b) Estão correta as afirmações I e III. c) Estão corretas as afirmações II e III. d) Está correta somente a afirmação I. e) Está correta somente a afirmação II. 3) Entre os autores clássicos da Antropologia que se debruçaram sobre a análise dos rituais, destaca-se Vitor Turner. O autor se dedicou especificamente à compreensão das análises dos ritos de passagem. Considere as afirmações abaixo sobre o autor: I – Nos rituais de passagem temos três fases centrais: a fase de separação, a fase limiar e a fase de reagregação, sendo a fase limiar a última presente em um ritual. II - A fase limiar é marcada por ambiguidades, quando o sujeito que passa pelo ritual ‘perde’ todas – ou boa parte – suas características do passado e ainda não tem as do futuro. III - A fase da reagregação é caracterizada pela consagração da passagem, e novamente o sujeito ritual passa a ter um estado relativamente estável. Assinale a resposta correta: Alternativas: a) Estão corretas as afirmações I e II. b) Estão corretas as afirmações I e III. c) Estão corretas as afirmações II e III. d) Somente a afirmação I está correta. e) Somente a afirmação II está correta. 4) Considere as afirmações abaixo sobre a definição que a Antropologia tem feito, atualmente, acerca do que é o meio ambiente: I - Para a antropologia contemporânea, são os processos sociais e as atividades de uma determinada sociedade que definem qual é o seu ambiente. Porque, II - tal definição só se faz ao longo de um processo histórico e cultural. Assinale a resposta correta: Alternativas: a) A afirmação I é correta e a II é falsa. b) A afirmação I é falsa e a II é correta. c) A afirmação I é correta e a II complementa a primeira. d) A afirmação I é correta, mas a II não a complementa. e) As afirmações I e II são falsas. 5) Considere as afirmações abaixo sobre as variadas leituras antropológicas em relação à natureza, e assinale F para afirmação falsa e V para verdadeira: ( ) Há perspectivas que adotaram uma noção de determinismo geográfico, segundo o qual, o mundo biofísico externo é preexistente aos organismos, aos humanos e à sociedade, podendo determinar a configuração das culturas particulares ( ) Há concepções que apontam para uma dicotomia entre o que é biológico – inato e natural – e o que é cultural. Tal discussão se reflete no próprio corpo humano. Instala-se então uma disputa entre biologia e antropologia para definir a ‘natureza humana’. ( ) Sempre houve uma única definição para a natureza na Antropologia: que ela é socialmente construída. A natureza nunca foi pensada uma realidade objetiva independente, mas sempre associada ao sentido social que lhe é atribuído. Assinale a alternativa que corresponde a uma sequência correta em relação às afirmações acima: Alternativas: a) V, V e F. b) F, F e V. c) V, F e F. d) F, V e V. e) F, F e F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
resposta correta é: letra D
monicaarcanjo1p7n61c:
cade as respostas
Respondido por
1
AV1 - ANTROPOLOGIA
1 - D
2- A
3- C
4- C
5-A
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás