classificação do reino fungi
Soluções para a tarefa
Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é o facto de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina e glucanos, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose.
Primeiramente, já vou logo avisando, por favor não tenha preguiça de ler, isso aqui é rico em conhecimento, Ok?!
O Reino Fungi faz parte dos organismos eucariontes e heterotróficos que se alimentam de nutrientes absorvidos do local, com espécies unicelulares e multicelulares formadas por filamentos nomeados de "hifas". Os fungos são conhecidos popularmente por: leveduras (fermento), bolores, mofos, cogumelos e orelha-de-pau.
Existem espécies de vida livre ou associadas com outros organismos, como por exemplo, os líquens, uma relação de harmonia entre fungos e algas. Porém, algumas espécies são parasitas, tendo relações desarmônicas com plantas e animais. A maioria é "saprofágica", que alimentam-se da decomposição de cadáveres.
A classificação dos quatro Filos obedece a critérios reprodutivos (diferença entre as estruturas reprodutivas), com ciclo de vida em duas fases: uma assexuada e outra sexuada.
Agora vou falar das classificações do reino fungi.
o Reino Fungi se divide nos 4 Filos: Ascomycetes, Phycomycetes, Basidiomycetes e os Deuteromycetes.
E agora como são cada.
Ascomycetes (ascomicetos) → são chamados assim por conta do processo de reprodução sexuada formando 'sacos', conhecidos cientificamente como ascos (daí a origem do nome), que depois se transformam em esporos.
Phycomycetes (ficomicetos) → são os fungos mais simples, semelhantes a uma alga, contendo esporos compostos de flagelos.
Basidiomycetes (basidiomicetes) → formam estruturas reprodutivas denominadas basídios, no qual sua base se encontra fixa ao corpo de frutificação, ficando com extremidades livres formando os basidiósporos, estrutura que aloja os esporos (exemplo: cogumelos).
E por ultimo, nosso querido Deuteromycetes (deuteromicetes) → ou fungos imperfeitos, com estrutura reprodutora pouco detalhada e conhecida, sendo a grande maioria parasitas causadores de doenças. (aquelas larvas nojentas, blergh!)
Enfim, é isso meu(a) querido(a), espero ter ajudado e bons estudos!
-Lucas