Geografia, perguntado por brunavieira9465, 5 meses atrás

Clarice lispector foi uma das principais escritoras do país no século passado. Morreu faz tempo, em 1977, mas, sempre que uma criança abre um de seus livros infantis, a autora, de forma mágica, parece se sentar ao seu lado para lhe contar a história. Em quase de verdade, aliás, não é exatamente ela quem conta a história. É seu cachorro, ulisses. Ele assistiu a uma briga entre galinhas e uma árvore e latiu tudinho para a escritora, que traduziu para a língua de gente. Ao fim do livro, sentimo-nos amigos de ulisses e até de clarice, apesar de ela ter sido "só" a intérprete do nosso papo com o cachorro. Au, au, au

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisagoncalves745
0

Acerca da elaboração do livro Quase de verdade, de Clarice Lispector, é correto afirmar que ocorreu a apropriação da perspectiva infantil como estratégia de convencimento de leitura de uma obra literária. Alternativa B.

Quase de verdade, de Clarice Lispector

A perspectiva infantil parte da apreciação da autora acerca do seu cachorro que "falava", como se entendesse seus latidos e ambos tivessem se comunicado efetivamente, algo que remete à fertilidade da mentalidade infantil, que cria cenários mágicos muito distantes para a compreensão dos adultos, mas que são completamente verdadeiros segundo sua lógica.

Clarice Lispector soube conversar muito bem com crianças e adultos por meio de seus livros, expondo situações que muitas vezes os grupos passavam, mas não tinham coragem de relatar, a exemplo de um diálogo estabelecido com um animal de estimação, que é estranho e impossível para quem está de fora, porém, completamente usual para os donos que fazem isso com frequência.

Abaixo, o restante da questão:

A lógica de exposição do texto e da escolha de vocabulário permite entender que ocorreu na reportagem:

  • a) a utilização da linguagem formal para a veiculação de comentários a respeito de uma obra literária consagrada;
  • b) a apropriação da perspectiva infantil como estratégia de convencimento de leitura de uma obra literária;
  • c) a imitação do estilo da escritora analisada para comprovar a dificuldade de leitura de obras como a abordada;
  • d) a incorporação da estrutura fantasiosa de raciocínio para demonstrar a qualidade da literatura do século passado;
  • e) o conflito entre elementos históricos e ficcionais para comprovar a capacidade criadora do texto literário.

Aprenda mais sobre as obras de Clarice Lispector: brainly.com.br/tarefa/39640273

#SPJ4

Perguntas interessantes