Química, perguntado por carlinhosbento24, 8 meses atrás

cite vias de exposição de agentes tóxicos e comente cada uma delas

Soluções para a tarefa

Respondido por sbm1710
0

Resposta:

• Endocitose

O processo de endocitose é típico de organismos unicelulares. É a forma pelo qual esses organismos realizam sua nutrição. Porém, nos chamados seres multicelulares ou pluricelulares, este processo também pode ocorrer, porém, como estratégia de defesa contra agentes estranhos ao organismo. A endocitose é dividida em dois tipos: a pinocitose e a fagocitose.

• Pinocitose

É o processo pelo qual determinadas células englobam líquidos pela invaginação das suas membranas plasmáticas, formando canais por onde esses líquidos escoam. Ao fecharem esses canais dá-se origem ao pinossomo, uma espécie de bolsa membranosa.

• Fagocitose

É um processo semelhante ao de pinocitose, porém é as células englobam líquidos pela invaginação das suas membranas plasmáticas, formando pseudópodes – formando o fagossomo.

Graças a formação do pinossomo e fagossomo, pelo processo de endocitose, as substâncias nocivas ao organismo podem ser eliminadas de dentro das células. Após a formação dessas estruturas, elas se aderem à membrana plasmática e sofrem exocitose, que é o processo de eliminação para o meio externo.

Transporte passivo

O transporte passivo é aquele que ocorre sem o gasto de energia. Pode ser por difusão ou por difusão facilitada.

• Difusão

A difusão é o processo pelo qual as substâncias passam de um local onde elas estão em maior quantidade para outro onde elas estão em menor quantidade.

• Difusão facilitada

O transporte facilitado ocorre quando a substância atravessa a membrana ligando-se a uma molécula que facilite a sua passagem.

• Transporte ativo

Transporte ativo é caracterizado pela passagem da substância pela membrana por meio da ocorrência de gasto energético.

Algumas propriedades interferem na absorção da substância nociva pelo do trato gastrintestinal.

As principais são:

• Tamanho e peso molecular da substância

Quanto maior o tamanho e peso molecular de uma substância tóxica mais difícil serão sua absorção e distribuição pelo organismo.

• Ionização da substância

Esta propriedade está relacionada ao pH do meio de absorção. Quando a substância encontra-se ionizada no meio de absorção ela dificilmente é absorvida. Quando se encontra não-ionizada ela é facilmente absorvida pela membrana.

• Solubilidade da substância no meio de absorção

A substância tóxica para circular pelo organismo deve ter um equilíbrio entre hidrosolubilidade e lipossolubilidade, podendo assim atravessar a membrana e solubilizar-se na corrente sanguínea.

Outros fatores relacionados ao indivíduo também podem influenciar na absorção das substâncias nocivas como: o estado de plenitude gástrica do indivíduo; o tempo de permanência da substância nos diferentes compartimentos do trato gastrintestinal; a idade do indivíduo, dentre outras.

c) Pelo contato com a pele

A pele é um órgão formado por múltiplas camadas de tecidos e contribui com cerca de 10% para o peso corpóreo. No estado íntegro, a pele constitui uma barreira efetiva contra a penetração de substâncias químicas exógenas. No entanto algumas substâncias podem sofrer absorção cutânea.

As substâncias químicas podem ser absorvidas, principalmente, através das células epidérmicas ou folículos pilosos.

Diferentes fatores podem influenciar na absorção de uma substância:

• Fatores ligados ao organismo: a superfície corpórea; volume total de água corpórea; abrasão da pele; fluxo sanguíneo através da pele; queimaduras químicas ou térmicas; e pilosidade;

• Fatores ligados ao agente químico: volatilidade e viscosidade; grau de ionização; e tamanho molecular;

• Fatores ligados à presença de outras substâncias na pele: Vasoconstritores; veículos; água; agentes tenso-ativos; e solventes orgânicos.

Perguntas interessantes