Filosofia, perguntado por kauanecristina557, 10 meses atrás

Cite uma característica que diferencie o discurso filosófico do científico. Explique e relacione os conceitos de "falseabilidade" de Karl Popper e "revoluções científicas" de Thomas Kuhn.Qual a contribuição destes dois conceitos para a filosofia e a ciência?

Soluções para a tarefa

Respondido por dinhapedroso04
1

Resposta:

•Discurso científico é baseado .estudos que envolvem aspectos quantitativos e qualitativos.

•Discurso filosófico é baseado no raciocínio lógico ,ou seja, é através da racionalidade.

•Falseabilidade-Popper: é a propriedade de uma hipótese ou teoria ser mostrada como falsa ou refutável através de um experimento ou observação serem factíveis. Ex: Todos os gatos são malhados. Essa teoria é falseada por sabermos que existem gatos pretos.

•Revoluções Científicas- Kuhn: para Thomas Kuhn o conhecimento científico não cresce de modo cumulativo e contínuo. Esse crescimento se dá por saltos qualitativos, que não se pode justificar com a validação do conhecimento científico, ou seja, o conhecimento está sempre em constante mudança. O que ontem era comprovadamente verdadeiro, hoje pode não mais ser devido a "concepção de mundo" pressupondo um "modo de ver" e/ou "praticar" a ciência.

• A relação entre os dois filósofos é a necessidade de um critério de demarcação para o conhecimento de natureza científica, no qual seria a existência de. único paradigma capaz de apoiar as tradições da ciência normal.

• A contribuição é exatamente essa. Buscar novos conceitos de se pensar o homem dentro da racionalidade não só empírica mas também epistemológica que justifique a lógica do desenvolvimento do conhecimento científico.

Perguntas interessantes