Cite um exemplo viroses emergentes e reemergentes encontradas no Brasil e apresente um fator responsável para essas situações.
Soluções para a tarefa
Explicação:
A AIDS, a dengue e as infecções por bactérias resistentes a antimicrobianos - responsáveis pela elevada mortalidade por infecções hospitalares - são exemplos da modificação do comportamento das doenças infecciosas no mundo moderno (WALDMANN, 1998). Se no passado as doenças infecciosas eram majoritariamente associadas às más condições socioeconômicas, ao saneamento básico deficiente, às condições precárias de higiene e ao baixo nível de instrução, agora, com o surgimento ou recrudescimento de novas e velhas doenças, novos padrões de ocorrência também emergem, fruto da interação entre seus agentes, do ambiente e da vulnerabilidade populacional.
No Rio Grande do Sul, a coexistência de doenças crônicas e agravos decorrentes de violência com doenças infecciosas também ocorre. Apesar da redução do peso das doenças infecciosas na morbimortalidade, persiste endemicidade para a hepatite C, leptospirose, tuberculose e AIDS. Adicionalmente registram-se surtos de doenças como psitacose, casos de síndrome cardiopulmonar por hantavírus secundários à exposição a roedores, casos autóctones de esquistossomose, leishmaniose tegumentar americana, febre maculosa brasileira, dengue (BERCINI et al., 2007; RIO GRANDE DO SUL, 2006) e agora, possivelmente, febre amarela.
As doenças infecciosas, com isto, retomam espaço na agenda de prioridades em Saúde Pública.