Geografia, perguntado por annabds, 10 meses atrás

Cite um exemplo de tradição cultural indígena e um exemplo de tradição cultural africana.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabiasousa006pe8zxp
6

Tradição cultural indígena

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. São formados por povos diferentes com hábitos, costumes e línguas diferentes.

Os Ianomâmis falam quatro línguas: a Yanomam, Sanumá, Yanomame e Yanam. Suas habitações são construídas de caibros encaixados, amarrados com cipó e revestidas de palha. Possuem características seminômades, já que mudam de habitat quando acreditam ter explorado uma região ao máximo. São caçadores e acreditam em rixis: espíritos de animais que ao serem mortos tornam-se em protetores e amigos.

Os Carajás falam apenas uma língua: a Macro-Jê. São divididos em Karajás, Javaés e Xambioás. Acreditam na transformação do homem em animais e vice-versa. Residem nas proximidades do rio Araguaia, pois acreditam que sua criação, rituais de passagem, alimento e alegria são dados por ele. Vivem do cultivo do milho, mandioca, batata, banana, cará, melancia, feijão e amendoim, e prezam pela pintura corporal. Dividem o trabalho, fica para os homens a defesa do território, abertura de roças, construção das casas, pesca e outros. Para as mulheres o trabalho de educar os filhos, cuidar dos afazeres domésticos, do casamento dos filhos, da pintura e ornamentação das crianças e outros.

Os Guaranis manifestam sua cultura em trabalhos em cerâmica e em rituais religiosos. Possuem sua própria língua, somente ensinam o português às crianças maiores de seis anos. São migrantes e agricultores. Acreditam que a morte é somente uma passagem para a “terra sem males”, onde os que se foram partem para este local para proteger os que na Terra ficaram.

Os Tupis são dominados por um ser supremo designado Monan. A autoridade religiosa dentro das aldeias é o Pajé, que é um sábio que atua como adivinho, curandeiro e sacerdote. Utilizam a música e seus instrumentos musicais para a preservação de suas tradições, para produzir efeitos hipnóticos e para momentos de procriação, casamento, puberdade, nascimento, morte, para afastar flagelos, doenças e epidemias e para festejar boas caçadas, vitórias em guerras e outros.

Existem cerca de 225 sociedades indígenas distribuídas em todo o território brasileiro, corresponde a 0,25% da população do país. Diante das culturas específicas de cada sociedade, somente algumas delas foram anteriormente destacadas.

Tradição cultural africana

A cultura africana é uma cultura denominada pelos historiadores e antropólogos como plural. Essa denominação se deve ao fato de que a diversidade caminha para uma diferença gigante até mesmo no próprio continente.

África não é um país, mas sim um enorme continente. Segundo cientistas o maior continente do planeta e o primeiro território habitado por seres humanos.

Ali, a sociedade como um todo emergiu. Surgiram idiomas, religiões, regimes políticos e o exercício de atividades econômicas. Enfim, uma vasta ação cultural constante, que determinou o povo africano com uma cultura rica e milenar.

O continente ocupa cerca de um quinto do Planeta Terra. Além de contar com mais 50 países espalhados pela vasta extensão, comporta cerca de 1 bilhão de habitantes.

Apesar de a cultura africana ter sido, em maioria, contada e perpassada por europeus, muito dela ainda permanece como na antiguidade. Com muitos povos ainda vivendo como num “passado”, a cultura se mantém viva.

Os povos africanos têm uma cultura variável quando sua organização política. Eles podem ser nômades, como também vagarem até fixarem-se em um determinado território, a fim de prosperar.

Há também as formações em pequenas tribos, em que há um chefe determinado, seja pelos deuses, população ou conhecimento. Há uma variação que pode ir de uma pequena monarquia até uma democracia.

Determinar uma ou dez religiões fica complexo. Cada povo, grupo ou tribo têm suas origens explicadas em mitologias e crenças.

No que tange a religiosidade, há vários tipos de cultos presentes no continente. Os principais, atualmente, são o islamismo e o cristianismo, devido a influência de árabes e europeus, respectivamente.

Contudo, além destes, há as religiões mais tradicionais e populares da África. No entanto, seja para islãs ou cristãos, estas são vistas como bruxaria ou feitiçaria.


socramaludap66: Nao ajudou cadê os exemplos
fabiasousa006pe8zxp: Eu acho que você não leu o texto com atenção...
Respondido por heloisagoncalves745
15

Tradição Cultural indígena:

Festividades, rituais e celebrações em homenagens aos seus deuses, pois cada entidade recebe uma ocasião específica dada a sua importância nas tribos, assim com também são responsáveis por aspectos específicos.

Podemos citar também as vastas tradições artesanais indígenas na produção de artefatos utilitários feitos de palha e cerâmica.

Tradição Cultural africana:

Os povos africanos assim como os indígenas são festivos e religiosos, porém sua tradição que possui destaque especial é a capoeira, um ritual, dança e luta que surpreende pela habilidade dos praticantes.

Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/13454322

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes