Cite um exemplo de ação afirmativa aplicada nos Estados Unidos e os motivos dela ter sido adotada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na prática, ações afirmativas são medidas tomadas que visam atribuir direitos iguais a grupos da sociedade que são oprimidos ou sofrem com as sequelas do passado de opressão. Ainda que o Brasil possua todos os direitos legais de igualdade para todos os cidadãos brasileiros, tais direitos não são cumpridos efetivamente em todas as camadas sociais. E devido ao não cumprimento dos direitos iguais a todos igualmente, as ações afirmativas são reconhecidas como necessárias. Portanto, as ações afirmativas, como os sistemas de cotas sociais e raciais nos vestibulares e concursos públicos, buscam equiparar a desigualdade social que, consequentemente, gera a desigualdade econômica.
Explicação:
A política de cotas raciais nas universidades estadunidenses é o exemplo mais comum de ação afirmativa aplicada naquele país, tendo sido adotada para reduzir a desigualdade econômica percebida entre os afro-americanos e a maior parte dos demais grupos étnicos daquele país.
Por meio delas se tornou mais comum que homens negros e mulheres negras conseguissem chegar ao nível superior, o que está associado a conquista de melhores empregos e, consequentemente, melhor renda. Com isto se viu elevar, ao menos parcialmente, os indicadores sociais dos membros destes grupos, sendo esta uma tentativa de tentar corrigir as desigualdades históricas produzidas por meio da escravidão dos afro-americanos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/22719758