Cite três características do simbolismo
Soluções para a tarefa
Características do Simbolismo :
⇒ Subjetivismo ;
⇒ Linguagem vaga;
⇒ Abuso de metáforas, aliterações, comparações e sinestesias ;
⇒ Uso do soneto ;
⇒ Misticismo ;
⇒ Religiosidade ;
⇒ Interesse pela loucura humana ;
⇒ Pessimismo ;
⇒ Retomada de elementos românticos.
Contexto Histórico:
A força do Simbolismo está no arrefecimento dessas correntes materialistas e cientificistas. É o auge da evolução burguesa, com a disputa das grandes potências pela diversificação de mercados, de consumidores e matéria-prima.
O processo industrial é alavancado pela unificação da Alemanha, em 1870, e da Itália, no ano seguinte. É o momento do neocolonialismo que fragmenta a África e a Ásia para as grandes potências mundiais.
Também esse é o momento em que se projetam os fatores que irão desencadear a Primeira Guerra Mundial.
Nas artes, a projeção é de frustração, medo e desilusão e o Simbolismo surge como uma forma de negar a realidade subjetiva. Renascem, assim, os ideais espiritualistas.
O Simbolismo passa a ser a rejeição ao mecanicismo por meio do sonho, da tendência cósmica e do absoluto.
Abrange a camada da sociedade que está à margem do processo de avanço tecnológico e científico promovido pelo capitalismo.
O movimento é marcado pela busca do homem pelo sacro e de um sentimento de totalidade que faz da poesia uma espécie de religião.
Resposta:
Explicação:
a) Misticismo e espiritualismo – A fuga da realidade leva o poeta simbolista ao mundo espiritual. É uma viagem ao mundo invisível e impalpável do ser humano.
b) Falta de clareza – Os poetas achavam que era mais importante sugerir elementos da realidade, sem delineá-los totalmente. A palavra é empregada pd) Musicalidade – Para valorizar os aspectos sonoros das palavras, os poetas não se contentam apenas com a rima. Lançam mão de outros recursos fonéticos tais como:
c) Aliteração – Repetição seqüencial de sons consonantais. A seqüência de palavras com sons parecidos faz que o leitor menospreze o sentido das palavras para absorver-lhes a sonoridade. É o que ocorre nos versos seguintes, de Cruz e Sousa:ara ter valor sonoro, não importando muito o significado.