Cite os quatro grupos de nutrientes e quais as suas funções gerais no organismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1. Proteínas
Encontrada com maior frequência em itens como leite, queijos, iogurte, carnes, ovos, feijão e leguminosas, as proteínas pertencem ao grupo dos alimentos construtores. Elas participam da formação dos músculos e da maior parte das células estruturais do corpo. De acordo com a pirâmide alimentar brasileira, a quantidade ideal de proteína é de três porções de leite ou derivados e uma porção dos demais alimentos.
2. Carboidratos
Os carboidratos, simples ou complexos, compõem a base da pirâmide e fazem parte do grupo dos energéticos, pois proporcionam maior energia. Entre os alimentos que constituem esse grupo, estão:
pão;
arroz;
aveia;
massa;
batata;
beterraba;
banana;
mandioca;
açúcar.
Ainda que os carboidratos simples ocupem um lugar de destaque, consumi-los em quantidades elevadas pode não ser muito saudável para indivíduos sedentários. Já no caso de atletas, ingeri-los é uma boa estratégia para fornecer energia rapidamente no início do exercício, visto que promovem uma imediata absorção de glicose pelo organismo. Recomenda-se a ingestão de seis porções diárias.
3. Gorduras
Localizado no topo da pirâmide alimentar, o grupo energético extra é composto por alimentos muitos calóricos e, portanto, deve ser consumido com moderação. Entre eles, estão os óleos, as gorduras, os doces e os açúcares.
Ao contrário do que muitos pensam, as gorduras desempenham um papel importante no esporte. Depois dos carboidratos, os lipídios são a principal fonte de energia durante o exercício. Elas também são responsáveis por nossa reserva de energia e pelo transporte de diversos tipos de vitaminas, além de estarem presentes nos hormônios.
4. Vitaminas e minerais
Componentes do grupo dos reguladores, as vitaminas e os minerais são substâncias essenciais para o desempenho das funções do organismo, sendo obtidos em frutas, legumes e verduras. O consumo recomendado é de três porções diárias, uma vez que não são produzidos pelo organismo.
Além de atuarem na regulação de enzimas e hormônios, essas substâncias participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, da atividade cerebral e do equilíbrio fisiológico.