Cite os países africanos que sofrem constantes conflitos entre diversas etnias???
Me ajudem porfavo e para agora????
Soluções para a tarefa
Resposta: Os principais conflitos na África acontecem nos seguintes países: Sudão e Sudão do Sul, Nigéria, Ruanda, Mali, Burundi, República Democrática do Congo e Angola. → Sudão e Sudão do Sul O Sudão do Sul é um dos países que enfrentam instabilidades políticas e guerras civis.*
Explicação: O Sudão tem uma história marcada por muitos conflitos e guerras civis. A Primeira Guerra Civil Sudanesa ocorreu entre os anos de 1955 e 1972. Esse conflito bélico, travado entre o governo do Sudão e rebeldes do sul, tinha por objetivo a separação da região sul do Sudão. Essa guerra civil dizimou cerca de meio milhão de pessoas.
Esse acordo, contudo, foi rompido no ano de 1983, e a guerra reiniciou-se. Deu-se início, então, à Segunda Guerra Civil Sudanesa, conflito que durou de 1983 a 2005. Essa guerra foi um embate entre a parte norte do Sudão e a parte sul. Esse conflito bélico perdurou cerca de 20 anos e dizimou aproximadamente 2 milhões de pessoas.
O conflito mais atual no Sudão do Sul, de ordem política, é travado entre os rivais Salva Kiir, presidente do país, e Riek Machar, o maior líder rebelde sudanês. Essa guerra civil estende-se desde o ano de 2013 e é motivada por esse conflito político e étnico, que vitimou cerca de 10 mil pessoas e arruinou a economia do país.
Nigéria
A Nigéria enfrenta conflitos de ordem religiosa e por disputas de recursos naturais. O conflito entre essas duas ordens religiosas já deixou milhares de pessoas mortas desde o ano de 1953. Em 2009, o conflito iniciado pelo Boko Haram – uma organização terrorista – vitimou mais de 15 mil pessoas com o objetivo de combater os princípios ocidentais. Nessa região, predominam cristãos, contudo, muitos muçulmanos migram para lá, fazendo com que haja disputa e contestação dos recursos naturais e também da terra.
Esse conflito vitimou cerca de 700 pessoas, deixando, aproximadamente, 500 mortos e 200 feridos.
Burundi
Considerado um dos países mais pobres do mundo, Burundi encontra-se imerso nas consequências de doze anos de guerra civil. Em 1993, os tutsis assassinaram o presidente hutu Melchior Ndadaye, dando início a uma guerra civil entre as duas etnias.
República Democrática do Congo
Os conflitos que pairam no Congo perpassam questões políticas, econômicas, étnicas e culturais. Os atuais conflitos envolvem, principalmente, disputas de poder na política e na economia. Os conflitos no Congo iniciaram-se em 1996 e são provenientes do Genocídio em Ruanda, no qual hutus mataram cerca de 800 mil pessoas e seguiram para a República Democrática do Congo. Esse cenário deu origem à Primeira Guerra do Congo, na qual os tutsis, que voltaram ao poder por meio de Laurent Kabila, acreditavam que era necessário rebelarem-se contra os hutus, envolvendo nessa represália todos os países constituídos por essa etnia.
Para demonstrar controle e proteger os tutsis, Kabila expulsou tropas de Ruanda e Uganda, dando início à Segunda Guerra do Congo. O conflito só cessou em 2002 com a intervenção das Nações Unidas.
Angola
A Guerra Civil Angolana iniciou-se em 1975 e cessou-se em 2002 por meio de acordos de paz. Essa guerra foi protagonizada pelo Movimento Popular de Libertação da Angola e pela União Nacional para a Independência Total de Angola, que travaram uma luta pelo poder.
Causas e consequências dos conflitos na África
A divisão do continente ocorreu na Conferência de Berlim , na qual foi estipulado que os colonizadores europeus dividiriam o território de acordo com seus interesses. Ao longo do período da Primeira Guerra Mundial, 90% do território africano estava sob domínio europeu. Somente após a Segunda Guerra Mundial, as colônias africanas deram início a sua independência.
Leia mais: Neocolonialismo na África e Conferência de Berlim
Outras causas para os conflitos africanos são a Guerra Fria, disputas por terras, recursos minerais, crises políticas, divergências étnico-religiosas. Segundo a mestre em Relações Internacionais Janete S. Cravino, nas últimas décadas, pelo menos 20 países da África enfrentaram ao menos uma vez uma guerra civil.