Geografia, perguntado por jaquelinejaini20, 1 ano atrás

Cite os motivos que levaram a extinção da União Soviética em 1991

Soluções para a tarefa

Respondido por carolinamouraspc80zu
22
Houve a separação dos membros da URSS após a Guerra fria.

jaquelinejaini20: obrigada!
Respondido por shirleycastro7l
2

Resposta:

A dissolução da União Soviética se deu de forma gradual. O fim da URSS não foi consolidado em 1991. Ele começa antes. O bloco de países do leste europeu começa sua derrocada anos antes, a partir de um processo.

Por meio disso, o ano de 1991 apenas é simbólico como o decreto final. A dissolução da União Soviética começa, no entanto, em 1985. Medidas descabidas acabam por estremecer relações internas no bloco.

Além disso, fatores históricos que se sucederam anos mais tarde culminaram para o ponto final da URSS. O decreto final foi em 1991, quando, enfim, a queda e dissolução da URRS estava anunciada.

Das propostas polêmicas de reformas da Perestroika, passando pela queda do muro de Berlim à dissolução, em dezembro de 1991. No último mês de Mikhail Gorbachev, a dissolução da União Soviética se sucedeu em três grandes etapas.

Dissolução da União Soviética: os três motivos que levaram ao fim

O fim da URSS foi decretado em 1991. No entanto, os motivos começam antes do anúncio oficial. Medidas polêmicas e a Alemanha reunificada: a dissolução da União Soviética em três etapas.

1985: Gorbachev e as medidas na Perestroika

Em março de 1985, Mikhail Gorbachev se tornava o grande líder da União Sivética. Aos 56 anos, ele passava a ser o grande nome do período no lado leste da Europa.

Os planos de Gorbachev eram ambiciosos. O líder desejava uma intensa reforma na Perestroika. O objetivo era contornar a crise econômica e conter a dívida que crescia.

Com baixo poderio econômico de compra/consumo, os soviéticos começavam a questionar as medidas do aparato comunista.

Quatro anos após assumir, Gorbachev anunciava a retirada das tropas do Exército Vermelho no Afeganistão. Em 1989, após 10 anos de ocupação, a URSS via a ascensão Talibã no poder.

1989: A queda do muro de Berlim

No mesmo ano em que o Exército Vermelho retirava suas tropas do Afeganistão, a Cortina de Ferro sofria sua primeira brecha. A Hungria abriu suas fronteiras com a Áustria.

Já em junho, a Polônia pôs fim à hegemonia do Partido Comunista no país. Em eleições, o Sindicato Anticomunista venceu o pleito e assumiu o poder. Gorbachev nada pode fazer.

Ao longo de 1989, os partidos comunistas perdiam o poder na Europa Oriental. O bloco socialista formado pela Tchecoslováquia, após Revolução de Veludo e a Romênia tinham seu rompimento anunciado.

No dia 9 de novembro do mesmo ano a queda do Muro de Berlim foi o estopim, pondo fim ao bloco. A dissolução da União Soviética estava próxima

1991: O anúncio da dissolução da União Soviética

No ano de 1991, o fim da URSS estava anunciado. A dissolução seria o caminho, quando inúmeras nações anunciaram autonomia do estado soviético.

Em junho de 1990 a Rússia já se declarava como soberana. Porém, no ano da dissolução da União Soviética, países começavam a anunciar sua independência.

Gorbachev até tentou negociar tratados para salvar o bloco. Em vão. Após a tentativa de um golpe de estado para retomada do bloco, o fracasso foi inevitável.

A dissolução da União Soviética estava anunciada no dia 25 de dezembro de 1991.

Explicação:

Perguntas interessantes