História, perguntado por eulalyafilha01, 11 meses atrás

cite e explique uma permanência cultural em relação à mesopotâmia e às sociedades atuais​

Soluções para a tarefa

Respondido por felipemasgestrado
47

Os povos mesopotâmicos ficaram conhecidos pelas inúmeras cidades-Estado independentes que ocupavam a região dos rios Tigre e Eufrates. Em cada uma delas havia a presença de uma autoridade real responsável pelas principais decisões de cunho político e religioso. Mesmo estando associados aos deuses, os reis mesopotâmicos não eram vistos como divindades. Habitando suntuosos palácios e tendo um amplo corpo de funcionários à sua disposição, a realeza compunha o topo da hierarquia social.

Logo após o rei e seus familiares, a pirâmide social dos povos mesopotâmicos contava com uma classe intermediária integrada por nobres, guerreiros, funcionários públicos e sacerdotes que desempenhavam importantes funções próximas à manutenção do Estado. A grande maioria da população era pertencente a uma classe de camponeses e trabalhadores que prestavam serviço à comunidade. Dessa maneira, essas sociedades eram majoritariamente sustentadas por uma ampla classe de homens livres.


eulalyafilha01: Muito obrigada
Eduardadinizdesouza: Estava certa sua resp.?
Respondido por GGustavoBr
11

Resposta:

A Mesopotâmia foi uma das principais civilizações da Antiguidade Oriental. Localizados entre os rios Tigre e Eufrates, os povos mesopotâmicos viveram na região chamada de Crescente Fértil e desenvolveram técnicas de agricultura a partir das cheias e inundações dos rios fundamentais para o desenvolvimento dessa civilização. Os mesopotâmicos, juntamente com os egípcios, foram denominados civilizações hidráulicas, por desenvolverem obras de controle das águas (diques, barragens), para a prática da agricultura.

Os principais povos que viveram na Mesopotâmia contribuíram para o desenvolvimento cultural daquela sociedade, deixando-nos diversas influências culturais. Os povos sumérios (IV milênio a.C.) foram responsáveis por criar a escrita cuneiforme e a roda, além de terem desenvolvido as primeiras cidades. Os babilônios (1900 a.C.) fundaram o Império Babilônico e o principal rei babilônico foi Hamurabi (1728-1686 a.C.), criador do primeiro código de leis da história, o Código de Hamurabi.

Outros povos que viveram na Mesopotâmia foram os excelentes guerreiros assírios (1300 a.C.). Eles criaram o primeiro exército permanente (profissional) da história e, por influência cultural dos caldeus, fundaram a maior biblioteca da Antiguidade, na cidade de Nínive. Os Caldeus (612 a.C.), por sua vez, fundaram o Segundo Império Babilônico, momento em que a Mesopotâmia passou pelo auge arquitetônico, com a construção da Torre de Babel e dos Jardins Suspensos da Babilônia.  

O estudo da civilização mesopotâmica é fundamental para compreendermos características culturais presentes em nossa sociedade na atualidade.

Explicação:


DaniTwT: Olá Layla ;+;
Perguntas interessantes