Cite e explique dois fatores que favoreceram para o surgimento das Monarquias Absolutistas no século XV.
Soluções para a tarefa
Resposta: O absolutismo foi uma política de centralização do poder nas mãos dos monarcas.
A formação dos Estados Nacionais e o desenvolvimento do comércio foram fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo.
Explicação:
Os Estados Nacionais Modernos representaram a junção do poder político do rei e o poder econômico da burguesia.
Com o declínio do mundo feudal, as relações comerciais aumentaram e a necessidade de expandir os mercados consumidores também. Nesse sentido, a burguesia surgiu como o personagem que liderou os avanços do capitalismo mercantil.
> A intenção, portanto, era ampliar as riquezas das nações através das atividades mercantilistas e das relações ente o rei e a burguesia durante os Estados Nacionais.
Resposta: A grande crise do Século XIV e a Religião.
Explicação:
Na Idade Média, devido à relação de suserania e vassalagem, muitos senhores feudais tinham mais poder do que o próprio rei, não permitindo que o poder fosse centralizado na figura do monarca. Durante o Século XIV, com as Revoluções Camponesas(resultadas da peste negra e da fome), muitos nobres tiveram suas terras saqueadas ou destruídas, favorecendo uma aliança entre o Rei e a nobreza, a qual o monarca não cobraria impostos à nobreza e em troca seriam seus súditos. Além disso, a Igreja Católica contribuiu, usando da sua influência na formação social dos fiéis, dizendo que o Rei foi escolhido por Deus e em troca o Clero também não pagaria impostos.