Cite e explique as conquistas da pintura renascentista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os artistas renascentistas procuravam desenvolver e empregar os mais diversos meios e técnicas na procura sistemática de espelhar o mundo real.
As pinturas de cavaletes ganham destaque com a utilização da tinta a óleo e as produções dos grandes artistas em busca de perfeição são estruturadas com as novas técnicas desenvolvidas. Entre elas: a perspectiva frontal ou linear, a Secção áurea, a perspectiva atmosférica, o desenvolvimento do claro-escuro, a composição triangular e o escorço.
Explicação:
Perspectiva frontal ou linear: método que cria a ilusão de profundidade em uma superfície bidimensional foi desenvolvido e amplamente trabalhado por artistas e geômetras na transição do período da Idade Média para o Renascimento. A perspectiva se baseia em um ponto de fuga, para o qual convergem as linhas em diagonais, provocando a sensação de profundidade.
Seguindo os princípios ópticos e geométricos enunciados por Brunelleschi, os artistas da época puderam reproduzir objetos tridimensionais no plano com surpreendente verossimilhança.
Escorço: a técnica de representar a figura em escorço foi aperfeiçoada no Renascimento italiano. O termo deriva do verbo scorciare que significa encurtar. O método ocorre em função do ângulo adotado em relação ao observador e deriva da perspectiva linear.
O escorço é, portanto, a representação de uma figura volumétrica vista numa perspectiva forçada onde as partes do corpo se encontram em sobreposição e as suas superfícies se apresentam aparentemente distorcidas. É uma representação bidimensional originalmente definida pelo desenho, de uma figura vista em perspectiva construída a partir de fundamentos geométricos e matemáticos, que conferem o seu aspecto tridimensional.
Na representação tridimensional em escorço, é possível variar as proporções. A noção de realidade é baseada em comparação e dedução.