cite e descreva a composiçao e os objetivos dos grupos politicos durante a regencia
Soluções para a tarefa
Voltando no passado | nossa história:
Introdução ao Período Regencial (1831 - 1840)
Quando o Imperador D. Pedro I abdicou do poder, seu filho, D. Pedro de Alcântara, deveria assumir o trono. Porém, ele tinha apenas 5 anos de idade. Então foram escolhidos regentes com o objetivo de governar o Brasil, até que o herdeiro atingisse a maioridade. Essa época da história do nosso País ficou conhecida como Período Regencial ou Regência. Começou em 1831 e terminou em 1840.
Na época existiam vários grupos políticos (partidos), que disputavam o poder. Entre eles, os principais eram restauradores (caramurus), moderados (chimangos) e exaltados (farroupilhas). Eles possuíam soluções e ideias diferentes para os problemas brasileiros, que eram muitos, naquele conturbado período político.
Os restauradores
José Bonifácio: um dos líderes dos restauradores.
- Também eram conhecidos popularmente como caramurus.
- Sua principal proposta era o retorno de D. Pedro I para o poder.
- Defendiam um sistema econômico baseado no liberalismo clássico.
- Este grupo era composto, principalmente, por militares e comerciantes portugueses.
- Foi desfeito por volta de 1833, quando D.Pedro I faleceu.
Os moderados
Seus líderes eram: o padre Diogo Antônio Feijó, Evaristo da Veiga e Bernardo Pereira de Vasconcelos.
- Eram conhecidos popularmente como chimangos. O apelido “chimango” tem origem no poema Antônio Chimango, do poeta Ramiro Fortes de Barcelos. Este poema, de 1915, satirizava o governo de Borges de Medeiros.
- Os moderados eram contrários à ampliação da participação política no Brasil. Defendiam o voto censitário (por rendas), que excluía politicamente os mais pobres.
- Este grupo era composto, principalmente, por membros da elite agrária brasileira (grandes fazendeiros).
- Os moderados eram favoráveis à continuidade do regime monárquico no Brasil.
- Defendiam a manutenção do sistema econômico baseado nas grandes propriedades rurais, no trabalho escravo e na produção voltada para as exportações.
Os exaltados
Seus líderes eram: Cipriano Barata, Borges da Fonseca, Miguel Frias, Augusto May e Rangel de Vasconcelos
- Também conhecidos, popularmente, por jurujubas ou farroupilhas.
- Este grupo político era formado, principalmente, por funcionários públicos brasileiros, jornalistas, profissionais liberais (advogados, médicos, dentistas, etc.), padres, comerciantes brasileiros e militares de baixa patente.
- Os exaltados eram progressistas.
- Eram favoráveis à industrialização do Brasil.
- Defendiam a ampliação da participação política, através do voto para todas as pessoas.
- Queriam mais autonomia para as províncias, ou seja, o fim da interferência do governo central. Logo, os exaltados eram favoráveis a descontinuidade do Poder Moderador.
- Os exaltados eram favoráveis à tomada de medidas econômicas, que pudessem ajudar as camadas mais pobres da população brasileira.
Sério, Isa. Desculpe qualquer erro, estou pesquisando por fontes que não conheço para te ajudar, realmente nunca estudei os grupos políticos do Período Regencial. Mas, bons estudos! Boa sorte! Avalie, comente e apoie!