cite duas medidas tomadas pelo governo do estado novo
explicando de que forma reforçaram a centralização politica do período
Soluções para a tarefa
Outorga de uma nova constituição
Fechamento dos partidos políticos, etc..
Resposta: A constituição outorgada de 1937 legalizada a ditadura e centralização do poder nas mãos de Vargas.
Nesse período houve uma expansão industrial, principalmente a industria de base, e a retomada do crescimento e das importações nacionais, por conta da segunda guerra mundial. Por isso a maioria da classe dominante apoiou a ditadura. Também teve apoio da classe media urbana, que por ser conservadora, ficava tranquila diante da repressão aos comunistas e era beneficiada com o aumento dos empregos.
O comando do exercito por sua vez, participava da decisões governamentais nos conselhos técnicos e por isso sustentou a ditadura.
Por um lado, houve a desorganização das camadas populares em decorrência da repressão policial e do controle estatal.
Explicação: Na fase provisória, Vargas tomou as primeiras medidas centralizadoras, enfraquecendo o Legislativo e fortalecendo o Executivo. No âmbito regional, apoiou seu poder nos interventores que nomeava. Também ampliou o aparato da burocracia, criando instituições como o Ministério do Trabalho.
As primeiras medidas do governo provisório foram: o fechamento do Congresso e do Senado, a suspensão da Constituição de 1891 e a destituição dos antigos presidentes de províncias (governadores). Também foram criados o Ministério da Educação e Saúde, bem como o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio.
Gostou? Marque como a melhorar resposta.
Bons estudos!