Cite duas formas de racismo contra indígenas explícita na matéria sobre o protesto na Bolívia em 2008
Soluções para a tarefa
Resposta:
Enquanto no Equador e no Chile os levantes populares trouxeram o protagonismo das populações indígenas e seus símbolos, na Bolívia o movimento "cívico" queima bandeiras Whipala, símbolos dos povos originários quíchuas e aimarás. Liderados por um direitista ultraconservador o imperialismo busca, através de um golpe de Estado racista, dar uma resposta reacionária ao ascenso da luta de classes na região.
Marcello Pablito
dirigente do MRT e fundador do Quilombo Vermelho
segunda-feira 11 de novembro de 2019| Edição do dia
Ontem assistimos a consolidação do golpe na Bolívia, um golpe que mais uma vez tem por detrás movimentações do imperialismo ianque para impor mais um de seus governantes fantoches, através do líder da oposição Luis Fernando Camacho.
Líder do movimento dito "cívico" Camacho é um empresário direitista e ultraconservador. Ontem após a renúncia de Evo Morales, Camacho protagonizou a grotesca cena em que lia a carta de renúncia junto da Bíblia sob a bandeira boliviana no Palácio de Quemado, sede do governo boliviano.
É este fundamentalismo religioso à serviço dos interesses imperialistas que chega ao poder com o golpe, apoiado pelas forças militares. Durante os protestos do movimento cívico foram queimadas bandeiras Whipala, símbolo dos povos originários bolivianos, os quíchuas e os aimarás. Além disso, diversas lideranças sindicais foram ameaçadas por bandos direitistas.