A História da humanidade tem sido um acumular de experiências e realizações; através dos séculos artistas realizaram obras fantástica; escreva um texto explicando a importância da UNESCO e do IPHAN para a preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Soluções para a tarefa
Resposta:
O PAPEL DA UNESCO: A UNESCO protege o Patrimônio Cultural Subaquático.
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) é uma agência especializada das Nações Unidas. Ela contribui para a construção da paz mundial através da preservação da cultura.
Ela trabalha para desenvolver a proteção do patrimônio cultural, incluindo o patrimônio cultural subaquático.
Para apoiar a proteção do Patrimônio Cultural Subaquático o foco da UNESCO esta direcionado para:
A melhoria da proteção jurídica e operacional do patrimônio subaquático;
Reforço de capacitações em arqueologia subaquática; e
Sensibilização do público para o patrimônio cultural subaquático no público.
O PAPEL DA IPHAN: O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
Desde a criação do Instituto, em 13 de janeiro de 1937, por meio da Lei nº 378, assinada pelo então presidente Getúlio Vargas, os conceitos que orientam a atuação do Instituto têm evoluído, mantendo sempre relação com os marcos legais. A Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 216, define o patrimônio cultural como formas de expressão, modos de criar, fazer e viver. Também são assim reconhecidas as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e, ainda, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
espero ter ajudado!