CITE dois países produtores de recursos minerais na África.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os quatro maiores produtores são a Líbia, Nigéria, Argélia e Angola, membros da OPEP, que conjuntamente detêm 80% da produção futura estimada. Outros produtores, por ordem decrescente de capacidade, são o Egipto, Gabão, R.P. Congo, Sudão, Tunísia, Chade e Camarões.
Explicação:
quanto a hidrocarbonetos, este continente detém cerca de um décimo das reservas mundiais de petróleo e de gás natural, e presentemente satisfaz quase um décimo da produção mundial, destinada na larga maioria à exportação. A produção passada e a projectada de petróleo convencional em África ascende a um produção última de 180 biliões de barris, dos quais aproximadamente metade já foi extraída até à data, a metade restante a ser extraída no futuro. Os quatro maiores produtores são a Líbia, Nigéria, Argélia e Angola, membros da OPEP, que conjuntamente detêm 80% da produção futura estimada. Outros produtores, por ordem decrescente de capacidade, são o Egipto, Gabão, R.P. Congo, Sudão, Tunísia, Chade e Camarões.
A produção iniciou-se na década de 30, mas só na década de 60 acelerou, quando os grandes reservatórios da Líbia entraram em produção. Na década de 70 a produção foi reforçada com a exploração de grandes reservatórios na Nigéria e Argélia, mais a contribuição de pequenos produtores, atingindo-se um pico de produção em 1979, com 6,7 milhões de barris/dia. Sob o impacto do segundo choque petrolífero e o constrangimento de quotas da OPEP, a produção Africana decaiu então, para retomar o seu crescimento e atingir um pico global em 2006, com 7,8 milhões de barris/dia. A produção futura estima-se que declinará à taxa de 3% ao ano, vindo a reduzir-se a menos de metade daquele valor máximo por volta de 2030, reflectindo a exaustão dos maiores reservatórios.