Cite dois exemplos de cultura dominante
Soluções para a tarefa
Resposta:
A cultura dominante é aquela que administra normas, crenças e processos sociais básicos, porque são compartilhados pela maioria ou porque possui os meios econômicos e / ou de poder para impô-los.
Explicação:
Colonização européia
Um exemplo claro de cultura dominante foi o dos países europeus que invadiram a América e a África durante o tempo da colonização. Esses estados realizaram uma repressão cruel e brutal das culturas nativas tradicionais, cujos habitantes receberam seus próprios costumes e crenças.
Fascismo
Outros casos reconhecidos foram o nazismo na Alemanha e o fascismo na Itália, que lançaram as bases de seu poder nas fundações de um despertar nacional e na perseguição ao resto das minorias.
Além de exaltar os supostos “valores alemães”, o nazismo procurou transformar outras culturas em inimigos que precisavam ser combatidos e exterminados, incluindo o marxismo e o judaísmo. Assim, motivados por propaganda incansável, censura, queima de livros, repressão e violência contra tudo o que não era “verdadeiramente alemão” tornou-se habitual.
Socialismo
Outro caso de cultura dominante foi o chamado realismo socialista na antiga União Soviética, especialmente durante o governo de Joseph Stalin. Essa tendência artística, que buscava expandir a consciência de classe e o conhecimento dos problemas sociais, foi imposta arbitrariamente na maioria dos países do bloco socialista.
WASP
Finalmente, outro exemplo é o do grupo WASP (branco, anglo-saxão e protestante – branco, anglo-saxão e protestante) – nos Estados Unidos, que historicamente detinham poder político, social e econômico naquele país.