cite as taxas de mortalidae causada por virus no brasil nos ultimos 10 anos
Soluções para a tarefa
Explicação:Tuberculose
Conhecida pela alta capacidade de contágio (transmite-se de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias), a tuberculose matou mais de 1 bilhão. Seu auge foi entre os anos 1850 e 1950, com a intensa urbanização e a falta de saneamento básico.
A doença começou a ser controlada após a identificação do bacilo de Koch, o causador da tuberculose. Recentemente reapareceu em países pobres e como doença oportunista nos pacientes com Aids.
2) Peste Negra
A peste bulbônica é considerada o maior desastre causado por uma doença. O surto ocorreu entre os anos de 1333 e 1351 na Europa e na Ásia, e seu grau de devastação foi tamanho que passou a ser chamada de Peste Negra.
Matou 50 milhões de pessoas, o que significou um terço da população da Europa à época. Causada pela bactéria Yersina pestis, é comum em roedores como o rato. Passou a ser controlada à medida que a higiene e o saneamento melhoraram nas cidades.
3) Varíola
Entre os anos 1896 e 1980 a varíola, doença que atormenta a humanidade há milhares de anos, virou uma epidemia sem precedentes. Transmitido por vias respiratórias, o vírus Orthopoxvírus variolae matou cerca de 300 milhões de pessoas nesse período.
Foi erradicada em 1980 após uma campanha de vacinação em massa.
4) Gripe espanhola
A gripe é conhecida por ser um vírus de mutação constante. Em 1918 o influenza teve uma dos seus desenvolvimentos mais fatais, matando 20 milhões de pessoas em 1918 e 1919. Como a maioria de suas vítimas foi na Espanha, acabou sendo batizada de gripe espanhola.
Para ter ideia do grau de devastação dessa gripe, lembre-se de que a primeira Grande Guerra, que aconteceu mais ou menos nesse período, matou pouco mais de 9 milhões.
5) Aids
O vírus HIV, causador da Aids, matou 22 milhões de pessoas desde 1981, quando foi identificado nos Estados Unidos. O HIV, que segue sem ter uma cura definitiva, é transmitido por meio do sangue, do esperma, da secreção vaginal e do leite materno