Cite as principais vanguardas europeias e caracterize-as.
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✪ Expressionismo: Foi a primeira Vanguarda, valorizava a arte primitiva e gravura, foram os responsáveis por dizer que a arte não precisava seguir uma representação milimétrica da realidade, algo que foi em comum em todas as vanguardas, para os expressionistas, a arte deveria expressar a realidade subjetiva, que parte da percepção de cada um.
✧ Exemplo: Paisagem chuvosa, de Wassily Kandinsky 1866.
✪ Surrealismo: Esse movimento foi impulsionado pela teoria psicanalítica de Freud, os surrealistas propuseram uma arte que aborda o universo onírico e do inconsciente, abolindo as fronteiras entre o sonho e a realidade, entre a lucidez e o delírio. O surrealismo proporcionou novas técnicas de composição artística, valorizando os processos não racionais do cérebro em oposição à objetividade cientificista, mecanicista e hiperlógica.
✧ Exemplo: Max Ernst. A Roda da Luz (1925).
✪ Cubismo: Esse movimento foi em busca da ruptura com a tradição artística consolidada e em consonância com a nova realidade industrial, em que o tempo é mais acelerado, os cubistas tinham como principal característica o banimento da perspectiva plana e a geometrização das formas. Diferentes perspectivas sobrepõem-se, inovando as artes plásticas e a literatura, fazendo uso da técnica da colagem e da representação de diversas perspectivas ao mesmo tempo.
✧ Exemplo: Pietà (1924), de Rego Monteiro.
✪ Futurismo: Os futuristas eram contaminados pelo entusiasmo da modernização acelerada das cidades que se tornavam metrópoles, os futuristas cultuavam a velocidade, a máquina, as invenções, glorificando o mundo moderno industrializado e propondo experimentos estéticos que refletiam essa aceleração e dinamismo.
✧ Exemplo: Ponte do Brooklyn, de Joseph Stella, 1919-1920.
✪ Dadaísmo: Esse movimento foi provocador, inovador e arrojado, os dadaístas foram bastante impactados pela catástrofe e matança generalizada da Primeira Guerra Mundial, que incutiu nos artistas um desprezo ainda maior pela cultura tradicional. Abolindo as leis da lógica e tendo como lema “a destruição também é criação”, o dadaísmo foi, das artes de vanguarda, a que mais valorizou a ruptura, negando todos os valores vigentes, todas as regras e todas as tradições, propondo uma “antiarte”.
✧ Exemplo: A Roda de Bicicleta (1913) de Marcel Duchamp
✧ Exemplo: Paisagem chuvosa, de Wassily Kandinsky 1866.
✪ Surrealismo: Esse movimento foi impulsionado pela teoria psicanalítica de Freud, os surrealistas propuseram uma arte que aborda o universo onírico e do inconsciente, abolindo as fronteiras entre o sonho e a realidade, entre a lucidez e o delírio. O surrealismo proporcionou novas técnicas de composição artística, valorizando os processos não racionais do cérebro em oposição à objetividade cientificista, mecanicista e hiperlógica.
✧ Exemplo: Max Ernst. A Roda da Luz (1925).
✪ Cubismo: Esse movimento foi em busca da ruptura com a tradição artística consolidada e em consonância com a nova realidade industrial, em que o tempo é mais acelerado, os cubistas tinham como principal característica o banimento da perspectiva plana e a geometrização das formas. Diferentes perspectivas sobrepõem-se, inovando as artes plásticas e a literatura, fazendo uso da técnica da colagem e da representação de diversas perspectivas ao mesmo tempo.
✧ Exemplo: Pietà (1924), de Rego Monteiro.
✪ Futurismo: Os futuristas eram contaminados pelo entusiasmo da modernização acelerada das cidades que se tornavam metrópoles, os futuristas cultuavam a velocidade, a máquina, as invenções, glorificando o mundo moderno industrializado e propondo experimentos estéticos que refletiam essa aceleração e dinamismo.
✧ Exemplo: Ponte do Brooklyn, de Joseph Stella, 1919-1920.
✪ Dadaísmo: Esse movimento foi provocador, inovador e arrojado, os dadaístas foram bastante impactados pela catástrofe e matança generalizada da Primeira Guerra Mundial, que incutiu nos artistas um desprezo ainda maior pela cultura tradicional. Abolindo as leis da lógica e tendo como lema “a destruição também é criação”, o dadaísmo foi, das artes de vanguarda, a que mais valorizou a ruptura, negando todos os valores vigentes, todas as regras e todas as tradições, propondo uma “antiarte”.
✧ Exemplo: A Roda de Bicicleta (1913) de Marcel Duchamp
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