Cite as causas da Segunda Guerra Mundial.
Soluções para a tarefa
A causa direta e imediata que levou ao início da Segunda Guerra Mundial foi o expansionismo da Alemanha Nazista. O expansionismo alemão manifestava a ideologia nazista, que, após ascender ao poder em 1933, procurou formar um império (chamado Terceiro Reich) no que era chamado de Lebensraum, ou “espaço vital”, uma área da Europa que, por suposto, pertencia historicamente aos germânicos.
O nazismo nasceu na Alemanha como resultado direto do desfecho da Primeira Guerra Mundial. A derrota e a humilhação nessa guerra contribuíram para a radicalização da sociedade alemã. A ideia consolidada naquela sociedade foi de que a derrota na guerra tinha sido injusta. Para agravar, os termos do Tratado de Versalhes foram pesados e considerados ultrajantes pelos alemães, e isso contribuiu para aumentar um sentimento de revanchismo.
A Alemanha, após a Primeira Guerra, experimentou sua primeira experiência democrática por meio da República de Weimar, baseada nos conceitos da social-democracia. Esse período, como reflexo da guerra e da Crise de 1929, ficou marcado por uma forte crise econômica que levou o país à falência.
Toda essa situação fez com que a democracia liberal entrasse em crise, mas não somente lá, e isso permitiu a ascensão de políticos com discurso autoritário. Um desses foi Adolf Hitler, jovem austríaco que lutou pelo exército alemão na Primeira Guerra e tornou-se rancoroso pela derrota alemã.
O expansionismo germânico foi posto em prática por Adolf Hitler, o líder da Alemanha Nazista.*
Quando Hitler assumiu o poder da Alemanha, em 1933, ele iniciou um projeto de recuperação econômica e um programa de doutrinação da população. O nazismo promoveu uma verdadeira campanha de difamação e perseguição sobretudo contra os judeus, social-democratas e comunistas. Em meados da década de 1930, o país começou a rearmar-se.
O rearmamento alemão foi um aberto desafio do governo nazista ao Tratado de Versalhes, que previa condições rígidas para a existência do exército alemão. Os desafios dos nazistas ao tratado não sofreram nenhum tipo de resposta de ingleses e franceses, e, então, os alemães partiram para a expansão territorial de seu país.
A expansão territorial da Alemanha fazia parte da citada ideia do “espaço vital”, o espaço territorial que os nazistas alegavam ser um direito inerente dos arianos (ideal de raça segundo a ideologia nazista). Essa expansão territorial influenciou-os a ambicionarem a Áustria, país vizinho de população germânica.
A anexação da Áustria aconteceu em 1938 e ficou conhecida como Anschluss. Em seguida, os nazistas voltaram-se para os Sudetos, região da Checoslováquia ocupada por população germânica. A questão dos Sudetos levou a uma crise diplomática que resultou na Conferência de Munique, na qual ingleses e franceses concordaram com a anexação dos Sudetos pela Alemanha.
A condição para isso era o fim das exigências territoriais dos alemães, o que foi aceito por Hitler. No entanto, esse aceite era um blefe, e logo a Alemanha voltou-se para a Polônia, nação que surgiu de território perdido pelos alemães na Primeira Guerra Mundial. O aumento das tensões entre Alemanha e Polônia levou franceses e britânicos a ameaçarem a primeira de guerra caso a segunda fosse invadida.
Hitler acreditava que franceses e ingleses não teriam coragem de sustentar suas ameaças e, assim, ordenou a invasão na Polônia. As tropas alemãs entraram em território polonês em 1º de setembro de 1939, e dois dias depois franceses e ingleses declaravam guerra à Alemanha, marcando o início da Segunda Guerra Mundial.
O texto é um pouco extenso, então eu indico você resumir ele. Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
A Alemanha queria uma revanche, pois saiu humilhada da primeira guerra, e com Hitler no poder surgiu a ideia do arianismo que é a superioridade do povo ariano, o tratado de Versalhes também, foi uma humilhação para Alemanha e uma das causas da Segunda Guerra.
Logo depois a Alemanha invade a Polônia dando início a Segunda Guerra.