Cite as características do tecido cartilaginosos
Soluções para a tarefa
O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, apresentacélulas distribuídas na matriz cartilaginosa. Essa matriz é rica em glicoproteínas e contém fibras elásticas e colágenas. São essas fibras que garantem a flexibilidade do tecido.
A principal célula desse tecido é chamada de condrócito, uma célula ovoide, com poucas organelas na fase adulta e rica em lipídios no citoplasma. Os condrócitos ficam localizados em lacunas denominadas de condroplastos e, portanto, ficam aprisionados na matriz. A célula que dá origem ao condrócito é chamada de condroblasto, que se destaca por produzir uma grande quantidade de fibras proteicas. Quando sua atividade metabólica torna-se reduzida, ela passa a ser chamada de condrócito.
Como já dito, o tecido cartilaginoso não possui vasos sanguíneos e, portanto, não recebe nutrientes por essa via. Os nutrientes são levados até a cartilagem por vasos sanguíneos presentes em um tecido conjuntivo adjacente denominado de pericôndrio.
O tecido possui como características a sua formação por condrócitos e condroblastos, além de ser revestido por pericôndio. Não existem, no entanto, neste tecido, vasos sanguíneos, nervos ou vasos linfáticos.
Sua função é revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, além de prevenir os atritos entre os ossos por ser menos rígido que estes.
Quando na fase do feto, o tecido cartilaginoso é muito abundante, pois é o que constitui o esqueleto antes da formação dos ossos que o substituem em grande parte.
Existem ainda alguns animais vertebrados que tem seu esqueleto formado por esse tecido como os tubarões, raias e cações, conhecidos como peixes cartilaginosos.
Tipos de cartilagensA função de uma cartilagem no corpo vai depender do tipo ao qual ela pertence. O organismo precisa de três tipos de cartilagens que cumprem diferentes funções no corpo. Confira:
Cartilagem hialinaEsse é o tipo mais comum presente no organismo, que possui uma matriz com fibrilas delicadas de colágenos do tipo II. Sua função é a formação do esqueleto do embrião, e também está presente entre a diáfise e a epífise dos ossos longos, tendo como função o crescimento do osso em extensão.
Quando o indivíduo é adulto, essa cartilagem está presente ainda na traqueia, na parede das fossas nasais, brônquios e nas extremidades das costelas, além de recobrir as superfícies articulares dos ossos longos.
Cartilagem fibrosaSua matriz é formada por fibras de colágeno do tipo I e é encontrada em discos invertebrais, no ponto de inserção de alguns tendões e ligamentos, além de também estar presente na sínfise pubiana.
Cartilagem elásticaPor último, temos a cartilagem elástica que possui fibrilas escassas do tipo II e uma grande quantidade de fibras elásticas. Pode ser encontrada no conduto auditivo externo, no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na epiglote, na trompa de Eustáquio e na cartilagem cuneiforme da laringe.
FormaçãoO tecido cartilaginoso é, assim como todo o corpo, formado por células. Porém, estas recebem o nome de condrócitos e encontram-se em lacunas, tendo como função a secreção de colágeno, proteoglicanas e glicoproteínas, e também tem em sua constituição um abundante material extracelular.