Cite as artérias que irrigam o coração e diga de qual vaso elas emergem.
Soluções para a tarefa
Artéria coronária direita
O coração é um órgão muscular, que faz parte do sistema cardiovascular, com quatro câmaras que é responsável pela distribuição de sangue por todo o corpo. A atividade contínua do coração cria uma grande demanda de nutrientes a serem entregues ao tecido cardíaco e a remoção de resíduos.
A circulação coronária é responsável por nutrir o coração durante o seu incansável esforço de bombear o sangue pelo corpo.
Esse artigo irá destacar os principais pontos anatômicos deste sistema arterial e venoso, bem como tratar das desordens patológicas coronarianas.
Anatomia
Os primeiros ramos que surgem da aorta ascendente, assim que ela emerge do ventrículo esquerdo, são as artérias coronárias direita e esquerda, que fornecem diretamente sangue arterial para suprir o músculo cardíaco. Elas surgem bilateralmente dos seios aórticos, que estão localizados imediatamente distais à valva/válvula aórtica.
Artéria coronária esquerda
A artéria coronária esquerda cursa entre o átrio esquerdo e o tronco da artéria pulmonar. Ela fornece sangue ao átrio esquerdo, uma grande parte do ventrículo esquerdo, uma pequena parte do ventrículo direito, o septo interventricular e o nó sinoatrial em aproximadamente 40% da população.
Seus dois principais ramos consistem:
ramo circunflexo, que fornece sangue para a superfície posterior do coração ao cursar em seu lado esquerdo no interior do sulco atrioventricular
ramo interventricular, que cursa inferiormente no sulco interventricular para o ápice cardíaco, onde ele se anastomosa com a artéria interventricular posterior
Artéria coronária direita
A artéria coronária direita passa através do sulco atrioventricular para o lado direito, e continua para a superfície posterior do coração. Ela supre o átrio direito, a maior parte do ventrículo direito, a porção do ventrículo esquerdo que se encontra em contato com o diafragma, áreas dos septos interatrial e interventricular, o nó sinoatrial em cerca de 60% da população e o nó atrioventricular, de forma geral.
Essa artéria ainda se divide em vários ramos:
ramo nodal sinoatrial
ramo marginal direito, que cursa para a margem direita do coração
ramo nodal atrioventricular, que fornece sangue ao nó atrioventricular, na junção das quatro câmaras cardíacas, dentro do septo, na parte posterior do coração
ramo interventricular cursa ao longo do sulco interventricular.
Veias
A drenagem venosa do coração é governada primariamente pelo seio coronário, com auxílio secundário das veias cardíacas anteriores, que entram diretamente no átrio direito, e das veias cardíacas menores, que se abrem diretamente no interior das câmaras cardíacas.
O seio coronário cursa transversalmente ao longo da superfície posterior do coração, no sulco coronário, e é uma veia particularmente larga, uma vez que recebe sangue da:
. veia cardíaca maior
. veia cardíaca média
. veias cardíacas menores
. veia marginal esquerda
. veias ventriculares posteriores esquerdas
As veias cardíacas maiores cursam superiormente no sulco interventricular anterior, e entram o seio coronário pelo lado esquerdo. A veia cardíaca média, também conhecida como veia interventricular posterior, também drena para o seio coronário, entretanto entra pelo lado oposto após cursar no sulco interventricular posterior.
Explicação:
espero ter ajudado, boa noite e bons estudos!!!