Cite as 3 estruturas básicas em que o documentário pode ser dividido e escolha um palavra para resumir cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
primeira noção importante para compreender um filme é a forma como as imagens e os sons estão organizados dentro do todo. Quando os primeiros filmes foram produzidos, tanto os irmãos Lumiére, na França, quanto Thomas Edison, nos Estados Unidos, utilizaram a linguagem cinematográfica em seu nível mais simples.
Eles colocavam o filme virgem (que ainda não recebeu a imagem) dentro da câmera e, com o auxílio de uma manivela, “rodavam” o filme até ele acabar, o que geralmente acontecia depois de um minuto. À medida que o filme passava na frente da objetiva, era exposto à luz. Graças ao obturador, cada pedaço do filme registrava uma imagem, que chamamos até hoje de “fotograma”. Nas câmeras de vídeo digital, os fotogramas correspondem, grosso modo, aos arquivos individuais de imagem que vemos quando damos um “pause” na imagem contínua.
Cinema e vídeo digital têm uma palavra em comum para essas imagens individuais: QUADROS. O ritmo das imagens no cinema, desde que foi inventado o som sincronizado, em 1927, é de 24 quadros por segundo. Quando a imagem eletrônica da televisão foi lançada, o seu ritmo foi padronizado em 30 quadros por segundo, mas hoje há muitas outras possibilidades, inclusive a de usar o mesmo ritmo do cinema. Na prática, o que interessa é que o ritmo seja superior a 11 imagens por segundo, para que tenhamos a ilusão de movimento.
Voltando às origens do cinema: quando os irmãos Lumiére retiravam o filme já exposto da câmera, simplesmente o revelavam (um processo químico) e o projetavam inteiro numa sala escura. Eles chamaram esse espetáculo de “Cinematographo”. O tempo de todo o filme virgem dentro da câmera, aproximadamente um minuto, virava o tempo do filme exibido publicamente. Os irmãos Lumiére filmaram a saída dos operários de uma fábrica, a chegada de um trem na estação, um bebê sendo alimentado pelos pais e uma série de outras ações simples. Não tinham a intenção de contar uma história, e sim registrar movimentos. Esses filmes também eram chamados de “vistas animadas”, por razões óbvias. Vamos agora dar nomes contemporâneos para alguns dos procedimentos dos irmãos Lumiére.