Geografia, perguntado por grazyandradebonfante, 7 meses atrás

Como o poder era transmitido no império Inca?


soudoshyungamermao: Isso é tudo , alguma dúvida

Soluções para a tarefa

Respondido por soudoshyungamermao
0

Resposta:

mpério Inca (em quíchua: Tawantinsuyu , lit. "quatro partes juntas"[1]) foi o maior império da América pré-colombiana.[2] O centro administrativo, político e militar do império ficava na cidade de Cusco. A civilização inca surgiu nas terras altas do Peru em algum momento do início do século XIII. Seu último reduto foi conquistado pelos espanhóis em 1572.


soudoshyungamermao: De 1438 a 1533, os incas incorporaram grande parte do oeste da América do Sul, centrado na Cordilheira dos Andes, utilizando a conquista e a assimilação pacífica, entre outros métodos.
soudoshyungamermao: Em sua maior parte, o império juntou o território do Peru, oeste do Equador, oeste e centro-sul da Bolívia, noroeste da Argentina, uma grande parte do que hoje é o Chile e a ponta mais sudoeste da Colômbia em um estado comparável aos impérios históricos da Eurásia.
soudoshyungamermao: Sua língua oficial era o quíchua.[3] Muitas formas locais de adoração persistiram no império, a maioria delas concernente às sagradas Huacas locais, mas a liderança inca encorajou a adoração de Inti - sua deidade solar - e impôs sua soberania sobre outros cultos como o de Pachamama.[4] Os incas consideravam seu rei, o Sapa Inca, o "filho do sol".
soudoshyungamermao: O Império Inca foi único por não ter muitas das características associadas às civilizações no Velho Mundo. O antropólogo Gordon McEwan escreveu que os incas foram capazes de construir "um dos maiores Estados imperiais da história humana" sem o uso da roda, de animais de tração, conhecimento de ferro ou aço ou mesmo um sistema de escrita.
soudoshyungamermao: As características notáveis do Império Inca incluem a sua monumental arquitetura, especialmente cantaria, sua extensa rede de estradas que atingia todos os cantos do império, seus tecidos sofisticados, seu uso de cordas atadas (quipu) para a manutenção de registros e comunicação, suas inovações agrícolas em um ambiente difícil e sua organização e gestão imperial.
soudoshyungamermao: O Império Inca funcionou em grande parte sem dinheiro e sem mercados. Em vez disso, a troca de bens e serviços era baseada na reciprocidade entre indivíduos, grupos e governantes incas. Os "impostos" consistiam em uma obrigação trabalhista de uma pessoa para com o império.
soudoshyungamermao: Os governantes incas (que teoricamente possuíam todos os meios de produção) retribuíam concedendo acesso à terra e bens e fornecendo comida e bebida em festas comemorativas para seus súditos.
Perguntas interessantes