Cite alguns fatores que contribuíram para o surgimento da Filosofia na Grécia .
Soluções para a tarefa
São muitos os fatores sociais, políticos, econômicos e históricas que permitiram o surgimento da filosofia na Grécia. A mudança de papel do pensamento mítico resulta de um longo período de transição e de transformação da própria sociedade grega, tornando possível o surgimento do pensamento filosófico em VI a.C.
Condições históricas:
. comércio e viagens marítimas
. invenção do calendário
. invenção da moeda
. surge um novo tipo de organização social
. invenção da escrita alfabética
. invenção da política
Os gregos transformaram em ciência o que era prática para uso na vida. Criaram a organização social e política, separando o poder publico, privado e religioso, organizando leis e instituições como forma de poder e governo. Criaram a ideia de que o pensamento segue regras, normas e leis universais, ou seja, que o pensamento pode ser racional.
Bons estudos!
A filosofia nasceu no Ocidente, após o "Milagre Grego" (passagem da mentalidade mítica para o pensamento filosófico). Isso se deu através de alguns fatores, a saber:
- Resurgimento da escrita
A escrita já existia no período micênico, na Grécia, porém havia desaparecido, e voltou nos séculos IX e VIII a.C. Nesse sentido, a escrita passou a sumir uma nova função: trouxe a possibilidade de fixar as "teorias" e estimular o pensamento crítico/reflexivo.
- A invenção da moeda
Além de enriquecer os comerciantes, acelerando a substituição dos valores aristocráticos (valores fortemente ligados à religiosidade), a moeda sobrepunha aos símbolos sagrados, pois a moeda era uma invenção humana de caráter racional.
- Pólis
O nascimento da pólis (cidade-Estado da Grécia), lá havia um espaço (ágora) onde eram debatidos assuntos pertinentes a toda sociedade, ou seja, possibilitou o desenvolvimento do pensamento crítico, político e autônomo, livre de religiosidade — é claro que não totalmente.
- Consolidação da democracia
Consolidando a democracia em Atenas e outros lugares, cada cidadão (com algumas exceções) participava diretamente das decisões de bem comum, ou seja, mutação do ideal político (aristocrático ⇒ racional e de convenção humana).
Continue estudando no Brainly, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/25637383