cite alguns comandos da Linux, e descreva para que serve.
Soluções para a tarefa
Resposta:
cp: copiar arquivos e pastas
Copiar um arquivo pelo terminal também é moleza. Use o comando cp seguindo do arquivo de origem e o destino para ele, que pode ser tanto uma nova pasta quando um novo arquivo, com nome diferente. Exemplo: cp arquivo1.txt arquivo2.txt ou, então, cp arquivo1.txt pastanova/.
Para copiar um diretório todo, não se esqueca de inserir o parâmetro -r. Se quiser clonar uma pasta, use cp -r pasta1 pasta2, por exemplo.
mv: mover arquivos e pastas
Para mover arquivos existe o comando mv e ele pode ser usado tanto para remanejar arquivos como para renomeá-los. Se quiser enviar o arquivo de uma pasta para outra, basta seguir o exemplo mv pasta1/arquivo1 pasta2/. Se preferir apenas renomeá-lo, use mv arquivo1 arquivo2.
df: conferir o espaço em disco
Quer saber qual é o espaço total e quantos GB disponíveis existem em cada partição do sistema? Use o comando df -h. A opção -h, aliás, quer dizer human-readable, ou seja, legível para humanos. Se você executar o comando sem ela, as informações serão exibidas em kilobytes e será necessário convertê-las mentalmente para outras unidades.
grep: buscas em textos
Imagine a seguinte situação: você tem um arquivo de texto com cerca de 200 nomes de alunos de certa escola, mas não tem certeza se um nome em específico está listado. O grep ajuda você a procurar por esse aluno e a fazer muito mais com a ajuda de expressões regulares.
Bastaria executar o comando grep "Nome do Aluno" arquivo.txt para que o terminal busque pelo nome indicado dentro da relação. Caso você não tenha certeza se o nome do aluno foi escrito respeitando as letras maiúsculas, adicione o parâmetro -i para que grep passe a ignorar essa distinção durante a busca.
→→→
Resposta:
1 – date – mostra a data e hora atual.
2 – pwd – mostra qual é o diretório atual.
3 – ls – lista arquivos e diretórios.
4 – mkdir – cria um diretório.
5 – clear – limpa a tela
6 – cd – muda o diretório atual(equivalente a abrir uma pasta no ambiente gráfico)
7 – sudo – executa um comando como root(super usuário)
8 – reboot – reinicia o sistema(precisa ser root)
Explicação:
espero ter ajudado
→→→