Geografia, perguntado por thiagoamor07, 11 meses atrás

cite 4 caracteristicas do novo rural brasileiro

Soluções para a tarefa

Respondido por Doctor06
0


A sociologia rural buscava ressaltar as especificidades da população do campo justamente num período em que este estava começando a sofrer profundas mudanças. A partir dos anos 50, a chamada modernização da agricultura podia ser entendida como a transformação dó velho mundo rural pelo padrão de vida industrial/urbano. Ao tentar acompanhar a maneira somo a organização produtiva e a vida social no campo vinham sendo remodeladas pela indústria e a cidade, a sociologia rural agarrava-se, sempre, mais tenazmente às dimensões resistentes de uma parte da sociedade que parecia destinada à extinção. De fato, as especificidades do campo iam aos poucos, ou rapidamente, se reduzindo. Apareciam somente em algumas poucas dimensões dos processos produtivos que, embora já fortemente atingidos pela nacionalidade capitalista, ainda dependiam em grande parte daquela "natureza" que a cidade já havia esquecido. 

Assim, tudo parecia indicar que os modelos industriais e urbanos iriam impor-se de forma rápida e definitiva ao campo, transformando a agricultura em "um ramo a mais da indústria" e os agricultores em produtores e habitantes suburbanos. Esse destino parecia traçado porque a cidade tinha tudo para oferecer ao campo e este nada tinha que pudesse servir à cidade. Seus modelos produtivos e socioculturais podiam continuar interessantes para alguns poucos cultores da história e do folclore, mas nem aos próprios agricultores interessavam mais. 

O que até o final da década de 60 parecia uma tendência inelutável, já na década seguinte revelou possibilidades de arrevesamento, produzindo o movimento em sentido contrário, o que os franceses passaram a chamar de "neo-ruralismo". E um conceito genérico para uma realidade não muito precisa, carregado de símbolos contraditórios e indicando fenômenos que permanecem à margem das dinâmicas predominantes da agricultura atual. Na prática, o neo-ruralismo expressa a idéia de que uma série de valores típicos do velho mundo rural, e que se pensava estarem em vias de extinção, passam por um certo revigoramento e começam a ganhar para si a adesão de pessoas da cidade. A volta às relações diretas com a natureza, a ciclos produtivos e tempo de trabalho mais longos e menos rígidos, ao ar puro e à tranqüilidade, assim como o desejo de relações sociais mais profundas e, sobretudo, da auto-determinação, são as dimensões que atraem pessoas da cidade ao campo; assim como outrora as luzes da cidade atraíram a população do campo.

Perguntas interessantes