Cite 3 grupos teatrais (narrem, explicando como é que atuam), que interagem com o público
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pensamento rápido, jogo de cintura, abertura ao erro e muita entrega em cena. Essas são algumas características essenciais aos atores que querem se aventurar pelos palcos em cenas improvisadas. Espetáculos sem textos programados e histórias pré-estabelecidas fazem sucesso entre o público da cidade e estreitam a relação entre artista e plateia, mostrando dinamismo e originalidade. A diferença em relação ao teatro tradicional é que, neste caso, o público pode interferir na história.
A atriz e diretora Luana Proença, com mestrado em treinamento de atores para espetáculos de improviso, se interessou pelo gênero, primeiramente, pela reação do público e a vibração da plateia, como em um jogo de futebol. Proença acredita que o sucesso está justamente no fato de a plateia se sentir parte das apresentações, além de o espetáculo ser extremamente vivo, único e efêmero. Destaca, ainda, que o improviso tem por base o que é básico no teatro em si: o jogo em cena.
Edson Duavy, idealizador e ator no grupo de improviso, E agora?, é um dos atores pioneiros na técnica do teatro de improviso em Brasília e resolveu ampliar sua pesquisa no teatro esporte, pela liberdade de criação em cena e as múltiplas possibilidades concedidas ao ator. ;O improviso traz a chance de você ser ator, dramaturgo e diretor dentro de cena. Eu deixo de ser apenas um intérprete orientado e me coloco como criador daquela vivência teatral;, destaca o improvisador, que criou, também, Qual o seu pedido?, ao lado do ator Fernando Booyo, espetáculo de improviso que completa 10 anos de apresentações em 2015.
Regras do jogo
Mas engana-se quem acredita que tais técnicas ficam restritas aos improvisadores. O treinamento do jogo teatral, trazido pelo teatro esporte, pode ser utilizado para aprimorar atores de todos os gêneros. ;O ator fica, muitas vezes, preguiçoso, esperando o texto. Com o treinamento do improviso, ele torna-se mais pró-ativo, mais dinâmico. E aprende também a escutar o público, entender o que ele quer quando vai ao teatro, ampliando as possibilidades do ator;, destaca Duavy.