CITE 1 EXEMPLO DE : CONDUÇÃO DE CALOR, CONVECÇÃO DE TÉRMICA E IRRADIAÇÃO TÉRMICA
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução
Quando dois sistemas com temperaturas diferentes são aproximados, ocorre transferência de energia do sistema de maior temperatura para o de menor temperatura, até que se atinja o equilíbrio térmico, ou seja, até que os sistemas alcancem a mesma temperatura.
Condução
A condução é o processo de propagação do calor que se dá por transferência de energia entre as partículas, desse modo, ela necessita de um meio para ocorrer. Esse processo pode ser percebido quando se aquece uma das extremidades de uma barra metálica.
No início, ao tocar a extremidade da barra que está distante da fonte de aquecimento, percebe-se que ela está fria, mas após certo tempo, sente-se que ela também está aquecendo. Se a fonte de aquecimento for retirada, a barra tende a alcançar o equilíbrio térmico. Assim, toda a barra tende a atingir uma mesma temperatura.
A explicação para esse fenômeno é dada pela transferência de energia entre as partículas da barra. As moléculas mais próximas da fonte de aquecimento recebem energia e agitam-se com maior intensidade.
Essa agitação provoca colisões com outras moléculas próximas, resultando na transferência de energia e consequentemente na agitação dessas outras moléculas. Esse processo propaga-se por toda a barra (meio de propagação).
É devido à condução que a xícara fica aquecida quando contém um líquido quente e que o cabo da panela esquenta quando ela é colocada no fogão aceso, por exemplo.
Convecção
Para que ocorra a convecção também é necessária a existência de um meio de propagação, geralmente fluido (líquido ou gasoso). Esse processo de propagação de calor acontece devido ao surgimento de correntes de convecção nos fluidos.
As correntes de convecção surgem pela diferença de densidade das partículas no fluido. Geralmente, partículas mais aquecidas são menos densas e tendem a subir, enquanto que partículas mais frias são mais densas e tendem a fazer o movimento contrário.
Isso acontece, por exemplo, ao se aquecer água no fogão. As moléculas mais no fundo, próximas ao fogo, aquecem mais rapidamente, tornando-se menos densas que as moléculas mais próximas à superfície.
Com isso, as moléculas mais quentes sobem, ficando mais próximas da superfície e as moléculas mais frias descem, aproximando-se do fogo.
É devido à convecção que o congelador fica na parte de cima da geladeira. O ar mais próximo congelador é mais frio e, portanto, mais denso, assim ele tende a descer, resfriando o restante da geladeira. Por esse mesmo motivo, os aparelhos de ar-condicionado devem ser instalados em partes mais altas das paredes. Já os aquecedores devem ficar em regiões mais baixas, para que o ar aquecido e menos denso, suba e esquente o restante do ambiente.