resumo do livro moll flanders
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Essa obra, que foi escrita nos idos de 1722, conta a história de Moll Flanders. A personagem, que dá nome ao livro, narra sua própria história, contando suas aventuras e desventuras.
Descrevendo uma vida ligada a crimes, diversos casamentos, fugas e viagens, momentos de alegria e tristeza, dificuldades e prazeres, casos de luxúria e pobreza, a personagem vai orientando o leitor e dando, por diversas vezes, dicas de como se comportar, especialmente às mulheres.
Começando pela infância, que não foi fácil, narra seus envolvimentos amorosos e seus vários casamentos, demonstrando as artimanhas, truques, mentiras e armações utilizados para efetivá-los. Nessas narrativas podemos observar como eram negociados os casamentos, os jogos de interesse e a busca pela fortuna fácil, tanto por homens e mulheres, numa época em que a sociedade inglesa passava por grandes transformações.
Parte bastante detalhada pela personagem é a fase em que se torna uma ladra e na qual narra, com minúcias, o planejamento, a execução, as associações e os ganhos com os crimes praticados. Nesse aspecto descreve o sistema jurídico e penitenciário inglês, num período em que a prisão, o banimento e a forca eram punições certas e aceitas.
A maneira como Daniel Defoe escreve essa história dá uma sensação de realismo e verossimilhança com a vida pela qual passa uma pessoa que está presa à necessidades e se envolve com prostituição, negócios perigosos e roubos. O romance ficcional retrata uma parte histórica da Inglaterra do século XVII e, ainda, sua ligação com a América por ela colonizada, para onde degredava muitos de seus criminosos
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás