Sociologia, perguntado por kainhuu, 9 meses atrás

Cite 03 casos de economia criativa e fale um pouco sobre eles!

Soluções para a tarefa

Respondido por Kaylane4510
0

Resposta:

1. Catarse

O projeto surgiu em 2011 e levou em conta a proposta de ajudar a alavancar projetos que, sem recursos financeiros, seriam engavetados. O objetivo é, por meio de financiamento coletivo, fazer com que as pessoas contribuam de forma voluntária para ajudar a tornar planos uma realidade.

Entre os projetos atendidos estão os de artistas, jornalistas, escritores, cineastas e músicos. Hoje, o Catarse já é o maior crowdfunding do país.

Mas os criadores também conseguem lucrar com a ideia, já que cada projeto inscrito arrecada uma taxa de comissão para o site. Os doadores também acabam ganhando brindes e incentivos dos donos dos projetos em troca de fazerem contribuições.

2. Vote na Web

Outro exemplo de economia criativa é o projeto Vote na Web, desenvolvido pela Webcitizen. Ele tem como objetivo discutir propostas de lei em tramitação no Congresso Nacional de forma simplificada e mais acessível à população. Em um cenário de pouco interesse das pessoas em relação à política, a plataforma “traduz” as proposições e, assim, cada usuário pode opinar sobre o que acha do texto.

Além disso, a ferramenta também acabou se tornando uma ponte entre a população e os parlamentares, uma vez que eles têm acesso ao que está em debate no Vote na Web e, assim, podem alterar ou, até mesmo, desistir de suas propostas partindo da opinião popular.

Outras ações já foram desenvolvidas nesse sentido pela Webcitizen, como o aplicativo Política de Boteco, que incentiva o debate de leis em conversas de bar, por exemplo.

3. Giral

A Giral é uma empresa de consultoria de estratégias e gestão de investimentos sociais que propõe encontrar projetos de sustentabilidade e causas sociais para empresas. Hoje, ela é referência para muitas de grande porte, como Ambev, Walmart e o Grupo Votorantim, que buscam trabalhos para engajar-se socialmente.

Quando contratada, a Giral faz o planejamento estratégico da ação, ou seja, indica o que a empresa deve fazer no sentido de desenvolver um trabalho de sustentabilidade, passando pela implementação das ações propostas e chegando ao relacionamento com o público envolvido na causa.

Explicação:

Perguntas interessantes