Cita os Esportes Radicais que vão para as Olimpíadas? E fala sobre um deles. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pouco antes do início da Rio2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão de novos esportes no programa olímpico. Modalidades adoradas pelos brasileiros, o surfe e o skate valerão medalhas em Tóquio 2020, assim como o beisebol. Além deles, a escalada e o karatê também foram incluídos.
A ampliação foi aprovada por maioria, numa votação por pacote, e não em cada esporte individualmente. Com as novas inclusões, os 28 esportes da Olimpíada do Rio 2016 vão virar 33 em Tóquio 2020. Dos cinco novas modalidades, dois têm grande audiência no Japão: karatê e beisebol. Surfe e skate, contudo, também têm grande potencial televisivo.
Novos esportes olímpicos
Os cinco esportes somarão 18 novas medalhas e 474 atletas participantes no programa olímpico japonês. O COI anunciou também que, com uma programação esportiva mais ampla, terá que reduzir o número de provas dos esportes já presentes.
Ao incluir o skate, surfe e esscalada, o COI prepara também sua entrada no universo dos esportes radicais. Eles propiciarão, junto do BMX (já presente na Rio2016), a criação de um espaço chamado de esporte urbano.
No caso do surfe, a maior preocupação são as condições do mar para a realização da competição. Embora o Japão receba quatro etapas do World Qualifying Series (WQS), divisão de acesso do surfe mundial, a costa japonesa é conhecida pelas ondas pequenas. Outra preocupação é em relação ao rompimento da tradição desse esporte de não conceder medalhas de bronze.
Fato é que o Brasil, com Gabriel Medina comandando a chamada Brazilian Storm, terá reais chances de medalhas no surfe. Essa impressão fica ainda mais forte pelo tamanho das ondas na costa japonesa. Filipe Toledo, com seus aéreos incríveis, é um candidato forte ao ouro. Tanto ele, como Medina, estarão no auge da condição física para disputar a competição. O mesmo vale para o skate, em que Pedro Barros também é uma estrela do esporte.
Presidente da Associação Internacional de Surfe (ISA), o argentino Fernando Aguerre chegou a apresentar uma proposta para disputar a competição em Tóquio 2020 em ondas artificias. A direção do comitê considera que fazer a disputa em uma piscina seria sem graça para os fãs da modalidade e os competidores
Sobre o Skate: O skate é uma das cinco novas modalidades que têm a missão de renovar os esportes olímpicos e trazer mais audiência jovem para a competição. O esporte entra nas Olimpíadas em duas modalidades: park e street, tanto masculino quanto feminino