Cinco homens encurralam um bicho imenso. Estão armados, arcos e flechas em suas mãos. O robusto animal, talvez um veado, parece apoiar as patas traseiras no chão ao passo que as da frente cortam o nada. Cercado, o cervo ensaia a fuga enquanto cada membro do quinteto firma a mira. Do combate, só sairá um vencedor – ou cinco. Mas nunca se saberá quem. Isso não importa. Importa é que a cena de caça está preservada há milhares de anos e é apenas parte de uma imensa pintura rupestre da Toca do Estevo III, um dos mais de 700 sítios pré-históricos encontrados no Parque Nacional Serra da Capivara, criado em 1979 em São Raimundo Nonato, município do sudeste semi-árido do Piauí, local em que diversas outras artes rupestres foram encontradas. as pinturas descritas pelo texto são:
Soluções para a tarefa
Alternativas encontradas:
A) retratavam cenas do cotidiano, mas não representam concretamente pensamentos e ações.
B) desapareceram completamente com o desenvolvimento da linguagem escrita após 4000 a.C.
C) apresentam uma intencionalidade comunicativa para retratar cenas do cotidiano desses povos.
D) configuram um estilo artístico único e exclusivo dos povos que viveram próximos à Mesopotâmia.
E) possibilitam aos arqueólogos e historiadores reconstituírem integralmente o passado dos homens.
Alternativa correta: C)
Arte rupestre, ou registro rupestre, comporta um amplo conjunto de imagens produzidas sobre suportes rochosos abrigados (cavernas e grutas) ou ao ar livre (paredões e lajedos). É um tipo de pintura com alta carga narrativa e com intencionalidade comunicativa. Muito do que sabemos sobre a vida cotidiana das comunidades paleolíticas está relacionado a essas pinturas encontradas nas paredes de cavernas e grutas. Essa capacidade está na base da linguagem desenvolvida pelos seres humanos.
As pinturas descritas pelo texto são as denominadas de pinturas rupestres e se caracterizam por possuírem uma intencionalidade comunicativa para retratar cenas do cotidiano dos povos antigos.
A arte rupestre objetivava criar uma espécie de magia e informação para os moradores de cavernas. Com os desenhos rupestres, os homens e mulheres primitivos visavam o sucesso na caça.
No período da pré-história ser nômade era a forma de vida mais comum. Ao vagar por diferentes territórios, os povos nômades acabavam deixando marcas nos lugares por onde passavam. Os nômades habitavam cavernas e se comunicavam através de linguagem pouco desenvolvida. Então, faziam uso de pinturas gravadas nas paredes das cavernas. Dessa forma, surgiu a arte chamada de rupestre.
Saiba mais sobre arte rupestre em: https://brainly.com.br/tarefa/4654844
Bons estudos!