cinco fatores que contribuem para a variedade linguistica exemplificando os
Soluções para a tarefa
Geográficas: podemos citar o português do Brasil e o português de Portugal, em que há palavras que tem sentidos diferentes.
Ex.: Rapariga
Históricas: ocorre com a evolução da língua, dando assim modificações ao português, sabendo assim que o português do séc. XIX é diferente do séc. XXI.
Ex.: Vossa Mercê > Você > Ocê > Cê
Sociais: está relacionada ao grupo social em que a pessoa vive, sabemos que o grupo social em que vive um advogado é diferente do grupo social em que vive um catador de lixo.
Regionais: são particularidades linguisticas de determinada região.
Ex.: No nordeste se fala "arretado", porém apenas quem vive naquela região entende que "arretado" pode ser "furioso".
Situacionais: Está relacionado à forma formal e informal da lingua.
O que é VARIAÇÃO LINGUÍSTICA?
A variação linguística é um fenômeno que consiste na divisão de um idioma em diversos blocos de linguagem a ser utilizados em determinadas conjunturas situacionais, regionais ou sociais.
Existem quatro tipos de variedade linguística: a variação diacrônica, a variação diatópica, a variação diastrática e a variação diafásica.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DIACRÔNICA
A variação linguística diacrônica (diacrônica = dois tempos) é aquela que ocorre quando comparamos os modos de falar a mesma coisa em dois tempos.
O exemplo mais clássico é o enxugamento do pronome "vossa mercê", que evoluiu para "vosmicê" e, hoje, se apresenta como "você".
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DIATÓPICA
A variação linguística diatópica (diatópica = dois tópicos) é aquela que ocorre quando comparamos os modos de falar a mesma coisa em duas regiões geográficas.
A exemplo, temos o polêmico questionamento "biscoito ou bolacha?". O nome do artigo alimentício varia de acordo com a região em que se fala.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DIASTRÁTICA
A variação linguística diastrática (diastrática = dois estratos) é aquela que ocorre quando comparamos os modos de falar a mesma coisa em dois meios profissionais.
Exemplo:
Refiro-me à consorte supérstite do Senhor José Carlos.
Refiro-me à viúva do Senhor José Carlos.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DIAFÁSICA
A variação linguística diafásica (diafásica = duas fases) é aquela que ocorre quando comparamos os modos de falar a mesma coisa em duas situações de relação: formal ou informal.
Exemplo:
Olá! Seguem em anexo as instruções para a confecção do cartaz necessário à apresentação do seminário.
Ei, te mandei os esquemas do cartaz pro seminário!
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
brainly.com.br/tarefa/18331045
brainly.com.br/tarefa/18336071
brainly.com.br/tarefa/18374087