Química, perguntado por cynthiastoff108, 1 ano atrás

Cinco elementos químicos, histórico e reutilização!

Soluções para a tarefa

Respondido por eldon1927
0

Estrôncio - Sigla Sr, em homenagem a uma vila escocesa denominada de Strotian- Atualmente a principal aplicação do estrôncio é em cristais para tubos de raios catódicos de televisores em cores. Existem regulamentações que exigem a utilização deste metal para filtrar os raios X.

Magnésio - Sigla Mg, chamado em grego de Magnésia em referência à região de Tessália-O pó de carbonato de magnésio ( MgCO3 ) é utilizado por atletas como ginastas, alpinistas e levantadores de peso para eliminar o suor das mãos e segurar melhor os objetos. Outros usos incluem flashes fotográficos, pirotecnia e bombas incendiárias.

Boro - Sigla B, que vem do seu nome em árabe (buraq) e em persa (burah)- pode ser usado em artefatos pirotécnicos porque possui a propriedade de reproduzir a cor verde, e também como combustível para a ignição de foguetes.

Iodo - foi descoberto na França pelo químico Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas, não continuando com suas investigações por falta de dinheiro. Posteriormente, o químico inglês Humphry Davy e o químico francês Gay-Lussac estudaram em separado a substância e terminaram identificando-a definitivamente como um novo elemento. Ambos deram o crédito do descobrimento a Courtois, faz parte do desenvolvimento corpóreo, sua deficiência pode ocasionar uma doença chamada bócio.

Titânio -O titânio (chamado assim pelos Titãs, filhos de Urano e Gaia da mitologia grega) foi descoberto na Inglaterra por William Justin Gregor em 1791, a partir do mineral conhecido como ilmenita (FeTiO3). Este elemento foi novamente descoberto mais tarde pelo químico alemão Heinrich Klaproth, desta vez no mineral rutilo (TiO2), que o denominou de titânio em 1795.O titânio, por sua leveza, é muito utilizado em ligas para aplicação na indústria aeronáutica e aeroespacial, e ainda possui a vantagem de suportar altas temperaturas, o que é ideal para mísseis e naves espaciais. A aplicação de Titânio em implantes dentários e próteses ósseas é explicada pela leveza do material que garante conforto ao paciente.


Perguntas interessantes