Biologia, perguntado por aninhaferreirafonsec, 5 meses atrás

Ciências Morfofuncionais Veterinária Aplicadas ao Sistema Genito Urinário
As glândulas acessórias são responsáveis pela produção de secreções que contribuem para a porção não celular líquida do sêmen, conhecida como plasma seminal. Sêmen e ejaculado são termos dados ao esperma mais os fluidos acessórios adicionados. Glândulas acessórias (nem todas estão presentes em todas as espécies) incluem as glândulas ampulares, glândulas vesiculares, próstata, glândulas bulbouretrais.

As glândulas sexuais acessórias masculinas funcionam para nutrir os espermatozoides, ativar os espermatozoides, limpar o trato uretral antes da ejaculação e produzir secreções que auxiliem no transporte para o trato reprodutivo feminino. Em relação a esses órgãos assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a.
As vesículas seminais são estruturas pareadas localizadas dorso lateralmente à uretra pélvica e compostas de glândulas tubuloalveolares pareadas com epitélio colunar. Os ductos desta glândula são revestidos por epitélio colunar, pseudoestratificado ou transicional. A produção de muco desta glândula tem função lubrificante e limpa a uretra da urina.

b.
Há variação entre as espécies em termos de presença, tamanho, localização e função dessas glândulas. As glândulas são derivadas de bolsas do ducto deferente ou da uretra durante o desenvolvimento. As quatro principais glândulas sexuais acessórias são a ampola, as glândulas vesiculares (vesículas seminais) e as glândulas bulbouretrais.

c.
Glândulas bulbouretrais são tipicamente pareadas e são compostas de epitélio glandular colunar simples, que é organizado em lóbulos. Os ductos excretores são revestidos por epitélio colunar estratificado. As glândulas bulbouretrais estão ausentes nos carnívoros, mas presentes em cavalos, suínos e ruminantes.

d.
A próstata é uma ampliação da porção terminal do ducto deferente e consiste em glândulas tubulosas ou tubuloalveolares ramificadas sem um ducto excretor especializado. A próstata é totalmente desenvolvida em ruminantes e cavalos, onde as estruturas glandulares estão localizadas na lâmina própria. Essas glândulas estão ausentes em cães, gatos e suínos.

e.
A ampola é histologicamente composta por estruturas tubuloalveolares compostas de células colunares baixas a cuboides, possui atividade secretora do tipo glândula apócrina e possui grânulos acidofílicos e gotículas lipídicas no citoplasma epitelial. O corpo é bem desenvolvido em carnívoros e cavalos, enquanto a porção disseminada é melhor desenvolvida em bovinos e suínos.


thaynagath: Há variação entre as espécies em termos de presença, tamanho, localização e função dessas glândulas. As glândulas são derivadas de bolsas do ducto deferente ou da uretra durante o desenvolvimento. As quatro principais glândulas sexuais acessórias são a ampola, as glândulas vesiculares (vesículas seminais) e as glândulas bulbouretrais.

Soluções para a tarefa

Respondido por Mariaromano
4

Resposta:

Letra D

Explicação:

Corrigida pelo AVA.


ssmartins: errado
BEATRISCAROLINE: Errado
thaynagath: B- Há variação entre as espécies em termos de presença, tamanho, localização e função dessas glândulas. As glândulas são derivadas de bolsas do ducto deferente ou da uretra durante o desenvolvimento. As quatro principais glândulas sexuais acessórias são a ampola, as glândulas vesiculares (vesículas seminais) e as glândulas bulbouretrais.
Respondido por FernandaBattistetti
5

Resposta: LETRA B

Há variação entre as espécies em termos de presença, tamanho, localização e função dessas glândulas. As glândulas são derivadas de bolsas do ducto deferente ou da uretra durante o desenvolvimento. As quatro principais glândulas sexuais acessórias são a ampola, as glândulas vesiculares (vesículas seminais) e as glândulas bulbouretrais.

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas interessantes