✰Ciências - 40 Pontos✰
5- Leia o texto a seguir.
Quando se alerta para riscos relacionados ao efeito estufa, o que está em foco é a sua possível intensificação, causada pela ação do ser humano, e sua consequência para o clima da Terra. O Protocolo de Kyoto, fundamental no combate a essa intensificação, foi negociado em 1997, no Japão, e entrou em vigor em 2005. Oitenta e quatro países dispuseram-se, na época, a aderir ao Protocolo e o assinaram, comprometendo-se a implantar medidas om o intuito de diminuir a emissão de gases poluentes. Apesar dos dados alarmantes divulgados pelos cientistas em relação ao aquecimento global, por razões econômicas, os EUA sempre foram contrários ás ações sugeridas no Protocolo, que exigem redução crescente da emissão de gases do efeito estufa.
Em 2009, em uma reunião sobre clima, realizada em Copenhague (Dinamarca), mais de 170 páises industrializados comprometeram-se a fazer cortes ou limitar suas emissões de carbono até 2020, mas não garantiram um plano de açoes efetivas para o cumprimento das promessas.
Em 2012 a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável realizada no Rio de Janeiro, a Rio + 20, marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Entre as novidades apresentadas, destaca-se um ônibus movido a eletricidade e gás hidrogênio, desenvolvido pela Coppe/UFRJ, que não libera poluentes na atmosfera, apenas vapor de água.
Agora faça o que se pede;
a)O efeito estufa, em si, é maléfico ao planeta? Justifique
b)Por que a redução no uso de combustíveis fósseis, como gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral, é parte fundamental no combate à intensificação do efeito estufa?
c)Por que as organizações ambientais costumam fazer campanhas criticando os líderes mundiais?
d)Pesquise e indique que posição o Brasil tem assumido nesses encontros acerca das mudanças climáticas no Planeta.
Soluções para a tarefa
a) Não. O efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para a manutenção da temperatura constante da Terra. O problema é quando ele é intensificado pelas atividades antrópicas (humanas), que aumentam a quantidade dos gases envolvidos no fenômeno e consequentemente acarretam o aumento da temperatura terrestre
b) Porque a utilização dos combustíveis fósseis é uma importante fonte de emissão dos gases envolvidos na intensificação do fenômeno, sobretudo o dióxido de carbono (CO₂)
c) Devido à negligência e à indiferença de muitos deles com relação ao problema do aquecimento global, os quais frequentemente violam os próprios tratados ambientais previamente assinados, em nome do progresso econômico
d) O Brasil é signatário do Acordo de Paris, de 2015, um acordo climático firmado pela maioria dos países do mundo, e que contém diretrizes para a redução da emissão de gases do efeito estufa