CIENCIAS
1.Sobre o sistema excretor o que e encontrado com maior concentração na urina?
2.Quando a glicose e encontrada na urina,como ela se chama?
3.O que são resíduos nitrogenados? RESPOSTA RESUMIDA
4.Qual e o principal resíduo nitrogenado produzido por humanos no contexto uriário
Soluções para a tarefa
Resposta:
1:sistema excretor é o responsável por garantir que as diversas substâncias encontradas em excesso no corpo e os produtos tóxicos do metabolismo sejam eliminados. Isso quer dizer, portanto, que esse sistema contribui ativamente para a manutenção da homeostase por meio da produção da urina.
→ Órgãos do sistema excretor
O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por:
Dois rins;
Dois ureteres;
Uma bexiga;
Uma uretra.
2Na glicosúria renal, glicose (açúcar) é excretada na urina, apesar dos níveis normais ou baixos de glicose no sangue. Normalmente, o organismo elimina a glicose através da urina apenas quando os níveis de glicose no sangue estão muito altos (como no diabetes mellitus não controlado).
3Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.
4:×
Excretas nitrogenadas
Por Rafaela Couto de Rezende
Graduada em Ciências Biológicas (UNISUAM, 2010)
Graduada em Zootecnia (FAGRAM, 2006)
Bioquímica
O organismo do ser vivo passa por diversas etapas que são necessárias para que ele esteja e seja equilibrado (homeostase). E para que isso ocorra o metabolismo celular exerce algumas funções, como produzir os elementos necessários para o equilíbrio. Durante este processo metabólico são produzidas substâncias que são tóxicas ao organismo e precisam ser eliminadas, a esses produtos tóxicos é dado o nome de excretas. O metabolismo oxidativo (processo químico que usa o oxigênio) de aminoácidos e bases nitrogenadas irá formar as excretas nitrogenadas, que contêm nitrogênio (amônia, uréia e ácido úrico):
Amônia (NH3): substância muito tóxica que necessita de muita água para ser diluída. Se difunde facilmente através dos tecidos animais. Animais aquáticos como peixes e anfíbios eliminam amônia, e são chamados de amoniotélicos;
Uréia (CON2H4.) : substância menos tóxica que a amônia, pode ficar uma maior quantidade de tempo no organismo e o ser humano e os outros mamíferos eliminam, são chamados de ureotélicos. É sintetizada no fígado dos vertebrados a partir da reação da amônia e o gás carbônico, representando uma estratégia adaptativa de alguns animais terrestres;
Ácido úrico (C5H4N4O3) : é pouco tóxico e pode ser eliminado em pequena quantidade de água, é praticamente insolúvel e pode ser armazenado por um longo período no organismo. As aves e os répteis eliminam o ácido úrico também. O embrião que se desenvolve no interior da casca de ovo dessas classes, produzem ácido úrico - morreriam intoxicados se produzissem amônia ou uréia. São chamados de uricotélicos.
Os animais que vivem na terra que não dispõem de quantidades grandes de água necessitam converter a amônia em substâncias menos tóxicas e solúveis, como uréia ou ácido úrico.