Biologia, perguntado por emmillybeatrizc1403, 11 meses atrás

Ciência e cidadania Responda em seu caderno 1 Leia o primeiro parágrafo e resuma sua ideia central.
2 Leia o segundo parágrafo e explique o que é um tumor.
3 Com base na leitura do terceiro parágrafo, diferencie tumor benigno de tumor e Guia de leitura tum maligno e defina metástase.
4 Leia o quarto parágrafo. Que critério é utilizado para distinguir sarcoma de carcioma
5 No quinto parágrafo é apresentada uma "estratégia" dos tumores que a tingem tamanho relativamente grande: a angiogênese. Explique o que isso significa.
6Leia os parágrafos 6 e 7, que comentam as origens do câncer. Quais são os principais ti de genes cujas mutações podem causar câncer?
7 Leia o oitavo e último parágrafo. Analise o gráfico que relaciona diversos tipos d e câr e no que leu e no parágrafo
8 Estratégias bem-sucedidas na abordagem contra o câncer envolvem sua detecção e trata- cer à idade. Alguns oncologistas costumam dizer que, se outras

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
799

Olá,

1) O primeiro parágrafo abrange o tema da importância de conhecer e conscientizar as pessoas sobre o câncer, como a doença funciona e porque é um problema tão grave.

2) Tumor, também conhecido como neoplasma, é o crescimento celular anormal e excessivo, gerando anomalias.

3) Tumor benigno é quando não há riscos à saúde do paciente, ele não afeta tecidos nem órgãos. Já o maligno é o tumor com potencial para danificar tecidos e órgãos, podendo levar o paciente a óbito.

4) O critério utilizado para diferenciar sarcoma e carcinoma é a localização do tumor. O sarcoma encontra-se no tecido conjuntivo, sendo um tumor maligno. Já o carcinoma origina-se no tecido epitelial, podendo se transformar em um tumor maligno, gerando o câncer de pele.

5) Angiogênese é o processo de formação de novos vasos sanguíneos. No caso do câncer, esse processo é usado como uma estratégia do tumor para se espalhar pela corrente sanguínea e afetar novos tecidos e órgãos.

6) Quando genes supressores de tumores (genes que combatem tumores) sofrem mutações, a exemplo dos genes BRCA1 e BRCA2 no caso do câncer de mama, há uma correlação com o surgimento do câncer em pacientes.

7) O tipo de câncer mais comum é o câncer de pele, seguido pelo de próstata, cólon de útero e reto, o de pulmão e o de mama.

8) Cuidados preventivos, tal como chuck-ups, consultas e exames de rotina são fundamentais para detectar o câncer precocemente, o que resulta na alta probabilidade de cura.

Espero ter ajudado!

Espero ter ajudado!

Respondido por ednetmello
3

1. A idea central do parágrafo em questão está voltado para a temática da doença do cancêr e tudo que a envolve, como sruge, tratamento, prevenções, formas de conscientização, entre outros.

O que é o cancêr?

Cancêr é um termo utilizado para doenças malígnas que são caracterizadas pelo crescimento desordenado de células anormais, que na maioria dos casos, são agressivas e de difícil controle, causando a formação de tumores, e metastase, a migração de dessas células para as maior variadas partes do corpo.

As causas da doença podem ser tanto por fatores internos como a hereditariedade e condições imunológicas, e os fatores externos relacionados ao meio ambiente e hábitos de vida.

2. O tumor é um aumento de volume em uma determinada parte do corpo humano, no qual pode se apresentar interno ou externamente podendo ser classificado como maligno ou benigno.

O que são neoplasmas?

Neoplasmas ou tumores, são alterações celulares que formam um volume anormal da região envolvida. Os tumores podem ser malignos,  que são os tumores cancerígenos, e benígnos.

A causa do surgimento de tumores se dá devido a um desequilíbrio  entre a divisão e a morte celular. Alguns fatores favorecem o surgimento de tumores, são eles:

  • Exposição a toxinas ambientais;
  • Genética;
  • Estresse;
  • rauma ou lesão local;
  • Inflamação ou infecção.

3. A diferença de tumores malígnos para tumores benígnos é que os malígnos crescem de forma mais rápida e são extremamente invasivos. Os tumore benígnos crescem de forma lenta e até um determinado tamanho, seu crescimento é limitado.

O que é metastase?

A metástase é a disseminação das células cancerígenas para outras partes do corpo. Essa disseminação pode ocorrer através dos vasos sanguíneos tanto quanto pelos vasos linfáticos.

É a formação de um tumor secundário em outras partes do corpo, sendo esta, a forma mais agressiva do cancêr.

4. Os sarcomas e carciomas são tipos distintos de cancêr, classificados de acordo com seu tipo histológico. O sarcoma surge  em tecidos como o músculo, gordura, tecido fibroso, entre outros. Já o carcioma são  tumores que surgem nas células epiteliais.

Diferença de sarcoma e carcinoma

O sacorma é o tipo mais agressivo de cancêr, surgem  nos ossos, músculos e vasos sanguíneos, sendo de fácil ocorrencia o desenvolvimento de metástase.

O carcinoma é o câncer que afeta o tecido epitelial, sendo o cancêr de mama e de pele um tipo de carcinoma.

5. Angiogêne é o surgimento, formação de vasos sanguíneos decorrentes da préexistência de outros vasos. Esse processo pode estar relacionado ao surgimento de diversos tipos de doenças como o cancêr.

Angiogênese tumoral

A angiogênese tumoral é o processo de surgimento de novos vasos sanguíneos que se formam em decorrência da deficiência de nutrientes, oxigênio, das células tumorais.

É através da angiogênese que os tumores cancerígenos se alimentam  e se desenvolvem.

6. O surgimento de cancêr pode ser decorrente de mutações genéticas, ou seja, de alteração no DNA da célula, e de genes como o oncogene e o gene supresso.

Genes supressores tumorais

Os genes supressores tumorais mais conhecidos são os p53 e Rb, são genes que inibem o crescimento celular. Os genes supressores retardam a divisão celular, e quando esses genes sofrem alterações, o crescimento e divisão celular acontem descontroladamente, podendo levar ao surgimento de cancêr.

Os genes supressores tumorais, na maioria das vezes são adquiridas ao longo do tempo, e não herdadas.

7. Existem vários tipos de cancêr, que classificados de acordo com a localização, parte do corpo que surgem os tumores.  Os tipos de cancêr mais incidendes no Brasil são o câncer de mama,  colorretal,  próstata e o cancêr de estômago.

Tipos de cancêr

O cancêr é uma doença que pode acometer as mais variadas partes do corpo humano, seu tipo é determinado através da localização no qual o tumor foi observado.

Dentre os diversos tipos de cancêr, podemos citar:

  • Câncer de colo do útero;
  • Câncer de pulmão;
  • Câncer de próstata;
  • Câncer de mama;
  • Cancêr de próstata.

8. Estratégias e medidas devem ser tomadas para prevenir e buscar diagnóstico precoce na detecção do cancêr. As abordagens preventivas envolvem diversos fatores, assim como, acompanhamento de profissionais.

Estratégias contra o cancêr

Prevenir é sempre a forma mais eficiênte contra qualquer tipo de doença, dessa forma é necessário a realização de exames de rotina de forma regular, hábitos alimentares e de modo de vida saudáveis.

Realizar campanhas de consciêntização é de suma importância para a busca do diagnóstico precoce, e tratamento adequado.

Saiba mais sobre Estratégias contra o cancêr aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/38939058

Saiba mais sobre neoplasia aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/14272533

Saiba mais sobre metástase aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/7714859

Anexos:
Perguntas interessantes